INSPIRAÇÃO FREIRIANA SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
A PROPOSTA DE UM GLOSSÁRIO EM LIBRAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51556Palavras-chave:
Glossário, Surdez, Educação Física Escolar, Inclusão, LibrasResumo
Olhar os alunos com suas especificidades e identidades é desafiador para os professores, mas pensar em uma educação inspirada por Freire nos faz ver além das diferenças. A presente pesquisa, fruto de um trabalho de conclusão do curso de educação física da Universidade Federal Fluminense, objetivou discutir a importância da produção de glossários em Libras dentro do contexto da educação física escolar, abarcar conceitos da surdez, Libras e educação de surdos como proposta de aprendizagem pelas diferenças e compreender a inclusão na educação física escolar através da relação dos alunos surdos com os professores ouvintes. Foi realizada uma coleta de sinais sobre esportes e posterior catalogação dos resultados, possibilitando a expectativa de criação de um glossário sobre esportes com bola.
Downloads
Referências
ALVES, Lyna Katia Cavalcante; PINTO, Francisco Ricardo Miranda. O surdo e a prática de atividades físicas mediado por um educador físico. Afluente, UFMA/Campus III, v.1, n.3, p. 98-115, out./dez., 2016. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/issue/view/369. Acesso em: 21 de abril de 2021.
ALVES, Tássia et al. Inclusão de alunos com surdez na educação física escolar. Rev. Eletrônica de Educação, São Paulo, v.7, n.3, p. 192-204, 2013. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/790. Acesso em: 20 de abril de 2021.
BARBOZA, Clévia Fernanda Sies. A educação física, os esportes e a Língua de Sinais (LIBRAS, LSB): Desenvolvimento do glossário SurdeSportes para acessibilidade e inclusão da comunidade Surda. 2015. 80 p. Dissertação (Mestrado em Diversidade e Inclusão) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: http://cmpdi.uff.br/2015-2/. Acesso em: 24 de agosto de 2021.
BENVENUTO, Andrea; SEGUILLON, Didier. Des premiers banquets des sourds-muets à l’avènement du sport silencieux 1834-1924: pour une histoire politique des mobilisations collectives des sourds. Tradução de Maria Luizete Sobral Carliez. Revista Moara, Pará, n.45, p. 60-78, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/issue/view/234. Acesso em: 19 de maio de 2021.
BRASIL. Decreto nº. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União. Brasília, 23 dez. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 1 de maio de 2021.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 11 de agosto de 2021.
BRASIL. Lei nº. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Diário Oficial da União. Brasília, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/cCivil_03/LEIS/2002/L10436.htm. Acesso em: 11 de agosto de 2021.
BRASIL. Lei nº. 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União. Brasília, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 11 de agosto de 2021.
CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antonio Flávio. Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 2. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.
CARDOSO, Arina Costa Martins; FRANCISCO, Gildete da Silva Amorim Mendes. Surdez, diferença e artefatos culturais: Pensando a produção da pedagogia visual. In: SÁ, Tatiane. Militão; FRANCISCO, Gildete da Silva Amorim Mendes. (Org.). Professores de Libras: Encontros. 1. ed. Rio de Janeiro, 2017, p. 102-132.
DORZIAT, Ana. O outro da educação: Pensando a Surdez com base nos temas Identidade/Diferença, Currículo e Inclusão. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
FRANCO, Marco Aurélio Rocha. Surdolimpíadas (Deaflympics): Histórias e memórias dos esportes surdos no Brasil (1993-2017). 2019. 112 p. Tese (Doutorado em Ciências do Desenvolvimento Humano) - Escola de Fisioterapia, Educação Física e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 68. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido [recurso eletrônico]. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2013.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Autores Associados & Cortez Editora, 1989.
GARCIA, Eduardo de Campos. Os surdos e a surdez: Contradições sobre o conceito - de que lado está a educação? Revista Forum, v. 32, p. 65-83, 2015.
GESSER, Audrei. Libras?: Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
GINCIENE, Guy. A história do esporte, os valores e as tecnologias da informação e comunicação no ensino do atletismo. 2016. 237 p. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Instituto de Biociências do Campus Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2016.
GOLDFELD, Marcia. A Criança surda. 2. ed. São Paulo: Plexus, 1997.
GRATIVOL, Michele da Silva Ferreira. O ambiente de educação superior e a Libras Acadêmica: Produção de glossário Acadêmico bilíngue (português/Libras). 2019. 136 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://librasacademica.uff.br/wp-content/uploads/sites/219/2021/03/Michele-Ferreira_Pos-Defesa_Dissertacao_FIM.pdf. Acesso em: 10 de outubro de 2021.
HIRATA, Helena. Gênero, classe e raça: Interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais. Tempo Social, São Paulo, ano 2014, v. 26, ed. 1, p. 62, junho, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/84979. Acesso em: 19 de julho de 2021.
HONORA, Márcia.; FRIZANCO, Mary Lopes Esteves. Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais: Desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. v. 1, 1°. ed. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009.
LIMA, Daisy Maria Collet de Araújo et al. Saberes e práticas da inclusão: Dificuldades de comunicação e sinalização — Surdez. 4. ed. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. 89 p.
LOPES, Maura Corcini. Surdez & Educação. Belo Horizonte: Autência, 2007. 104 p.
MANDELBLATT, Janete; FAVORITO, Wilma. A expansão e o registro do léxico terminológico em libras: A contribuição do manuário acadêmico do INES. Revista Espaço, Rio de Janeiro, n. 49, p. 155-163, jan/jun., 2018. Disponível em: https://www.ines.gov.br/seer/index.php/revista-espaco/article/view/431. Acesso em: 30 de julho de 2021.
MALACARNE, Vilmar; OLIVEIRA, Verônica Rosemary. A contribuição dos sinalários para a divulgação científica em libras. Ensino Em Re-vista, Uberlândia/MG, v.25, n.02, p. 290-294, maio/ag., 2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/43270. Acesso em: 30 de julho de 2021.
OLIVEIRA, Janine Soares; STUMPF, Marianne Rossi. Desenvolvimento de glossário de sinais acadêmicos em ambiente virtual de aprendizagem do curso letras-libras. Informática na educação: teoria e prática, Porto Alegre, v.16, n.2, p. 221-226, jul./dez., 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/14351. Acesso em 31 de julho de 2021.
OLIVEIRA, Vitor Marinho. O que é educação física?. 11. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
PERLIN, Gladis Teresinha Taschetto. Identidades Surdas. In: SKLIAR, Carlos. (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 2016.
PIRES, Edna Misseno; SANTOS, Zilda Misseno Pires. Educação de surdos: Educação bilíngue e agora professor?. Curitiba: Editora CRV, 2020.
PUPIM, Nathalia Ligia Giacomelli et al. A educação física escolar e os alunos surdos. Rev. Acta Brasileira do Movimento Humano, Paraná, v.6, n.2, p.34-53, abril/jun., 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/actabrasileira/article/view/3180. Acesso em: 21 de abril de 2021.
QUADROS, Ronice Müller; STUMPF, Marianne Rossi. Libras: O que é esta língua? Roseta, v.2, n.1, 2019. Disponível em: http://www.roseta.org.br/2019/02/21/libras-o-que-e-esta-lingua/. Acesso em: 24 de agosto de 2021.
SÁ, Nídia Regina Limeira. Cultura, poder e educação de surdos. 2°. ed. São Paulo: Paulinas, 2010.
SACKS, Oliver. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Tradução: Laura Teixeira Mota. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010. 216 p.
SANETO, Juliana Guimarães. COPOLILLO, Martha. Pensando em redes: corpos, culturas e diversidades. In: SILVA, Maria Cecília de Paula; ATHAYDE, Pedro; LARA, Larissa (org.). Ciências do Esporte, Educação Física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE: Corpo e Cultura. Natal: EDUFRN, 2020, p. 130-141. Disponível em: http://www.cbce.org.br/item/corpo-e-cultura---ciencias-do-esporte--educacao-fisica-e-producao-do-conhecimento-em-40-anos-de-cbce. Acesso em: 03 de setembro de 2021.
SANTOS, Lara Ferreira; DAROQUE, Samantha Camargo. Libras no contexto socioeconômico-cultural. In: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa; SANTOS, Lara Ferreira; MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira. Libras Aspectos Fundamentais. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019. p. 233-247.
SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ingrid Lourenço de Amorim Corrêa, Maíra Soares Henriques, Tathianna Prado Dawes, Ludmila Veiga Faria Franco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).