INSPIRAÇÃO FREIRIANA SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A PROPOSTA DE UM GLOSSÁRIO EM LIBRAS

Autores

  • Ingrid Lourenço de Amorim Corrêa Universidade Federal Fluminense
  • Maíra Soares Henriques Universidade Federal Fluminense
  • Tathianna Prado Dawes Universidade Federal Fluminense
  • Ludmila Veiga Faria Franco Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51556

Palavras-chave:

Glossário, Surdez, Educação Física Escolar, Inclusão, Libras

Resumo

Olhar os alunos com suas especificidades e identidades é desafiador para os professores, mas pensar em uma educação inspirada por Freire nos faz ver além das diferenças. A presente pesquisa, fruto de um trabalho de conclusão do curso de educação física da Universidade Federal Fluminense, objetivou discutir a importância da produção de glossários em Libras dentro do contexto da educação física escolar, abarcar conceitos da surdez, Libras e educação de surdos como proposta de aprendizagem pelas diferenças e compreender a inclusão na educação física escolar através da relação dos alunos surdos com os professores ouvintes. Foi realizada uma coleta de sinais sobre esportes e posterior catalogação dos resultados, possibilitando a expectativa de criação de um glossário sobre esportes com bola.

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Publicado

2022-02-16

Como Citar

Lourenço de Amorim Corrêa, I., Soares Henriques, M., Prado Dawes, T., & Veiga Faria Franco, L. (2022). INSPIRAÇÃO FREIRIANA SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A PROPOSTA DE UM GLOSSÁRIO EM LIBRAS. RevistAleph, 1(38). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51556