MÃOS NA MASSA, BUSCANDO RAÍZES E ALVORADAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i18.39008Abstract
O texto problematiza a formação humana e políticas que lhe dão suporte.
Interconecta narrativas de diferentes grupos sociais de idosos – que, ou estão
alojados em uma instituição pública de recolhimento, ou são moradores de rua,
ou, ainda, participam de ações pedagógicas comunitárias – com grupos que
constituem instituições formais de educação pública. Os dados coletados se
cruzam com a teoria em uma ampla relação entre pensadores da educação e da
política. Tem como foco o compartilhamento de confluências e dispersões com
que os mecanismos de exclusão e/ ou inclusão destituem e/ou restituem a
capacidade de avaliação, de escolha e de autonomia desses grupos e sujeitos.
Palavras- chave: educação; idoso; memória; inclusão/exclusão.
Summary
The text brings out problems of human development and politics that give it
support. It inter-connects accounts of different social groups of old people –
who are either housed in a public care institution, or are street dwellers, or yet
who take part in community action in public education – with groups made up
of formal institutions of public education. Collected data is confronted with
theory in a far reaching relationship between experts in education and politics.
The focus is sharing agreements as well as oppositions with regard to how
exclusion and/or inclusion eliminate and/or enhance the capacity of evaluation,
choice and autonomous being of such groups and individuals.
Key words: education; old; remembrances; inclusion/exclusion.
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Copyright (c) 2014 Isabel Noemi Campos Reis
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