O MÉTODO INVESTIGATIVO DE SHERLOCK HOLMES EM “O SINAL DOS QUATRO”: LIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Authors

  • Michelle Rezende Duarte Universidade Federal Fluminense
  • Tainara Ravaglia Ferreira Gonçalves Universidade Federal Fluminense
  • Edson Pereira Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39307

Keywords:

Epistemologia, Detetive, Indução, Abdução, Sala de Aula

Abstract

A “ciência da dedução” da personagem Sherlock Holmes de Conan Doyle como descrita no romance “O sinal dos quatro” é analisada de um ponto de vista epistemológico (Peirce, Popper, Kuhn e Lakatos). O objetivo principal é evidenciar aspectos relevantes do fazer científico que possam ser usados, de forma lúdica, em aulas de ciências, favorecendo um ensino menos focado no conteúdo e mais voltado para como o conhecimento é produzido, verificado e corrigido. Acredita-se que um ensino de ciências mais voltado para esses aspectos pode contribuir para uma visada crítica do fazer científico, prevenindo a suscetibilidade a argumentos falaciosos, tanto de cunho tecnocrático quanto pseudocientífico. Essa atitude crítica pode promover um exercício mais pleno da cidadania.

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Published

2019-07-29

How to Cite

Duarte, M. R., Gonçalves, T. R. F., & Silva, E. P. (2019). O MÉTODO INVESTIGATIVO DE SHERLOCK HOLMES EM “O SINAL DOS QUATRO”: LIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. RevistAleph, (32), 65-80. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39307