HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA: DUAS DÉCADAS DA LEI 10.639/2003
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i41.61932Keywords:
Lei n° 10.639/2003. Igualdade Racial. Equidade racial. Retórica e Argumentação. Educação.Abstract
The article examines Law 10,639/2003, which celebrated 20 years in 2023, and establishes the mandatory teaching of Afro-Brazilian History and Culture in the school curriculum of this country. The theoretical-methodological framework uses rhetorical analysis, based on Perelman and Olbrechts-Tyteca’s studies, which present Aristotle's rhetoric expanded by the Theory of Argumentation, when examining arguments that have adherence and rejection among interlocutors. The discussion aims to contribute to the appreciation of Brazilian ethnic, racial and cultural diversity by analyzing resistance and intolerance that cross school education. Thus, the school community assumes a fundamental role in correcting the inequalities experienced by the black population in order to educate for racial equality.
Downloads
References
ALVES, N. G., et al. (orgs). Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2004.
ANJOS, R. S. A. A geografia, a África e os negros brasileiros. In: MUNANGA, K. (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, 2005. p. 173-184.
ARISTÓTELES. Retórica. Tradução, textos adicionais e notas Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2011.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 2 jan. 2022.
BRASIL. Lei n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_3/leis/l9394.htm. Acesso em: 5 mar.2023.
BRASIL. Lei nº 10.639/ 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639/htm. Acesso em: 5 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF, outubro, 2004. Disponível em: https://encurtador.com.br/qcPja. Acesso em: 25 jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 30 ago. 2023.
CARTH, J.L. A Base Nacional Comum Curricular e a aplicação da política de Educação para Educação das Relações Étnico-Raciais (afro-brasileira, quilombola, cigana), 2018. Disponível em: http://etnoracial.mec.gov.br/imagens/pdf/artigos/A-BNCC2018-e-a-ERER.pdf . Acesso em: 21 jan. 2024.
GOMES, N. L. Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação, n° 23, p. 75-85, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/j/rbedu/a/XknwKJnzZVFpFWG6MTDJbxc/#. Acesso em: 21 jan.2024.
LAMIR, L.M.S . Currículo, Multiculturalidade e Formação Docente: a Educação das Relações Étnico-Raciais para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes. Disponível em: http://app.uff.br/riuff/handle. Acesso em: 21 jan. 2024.
LOPES, N. Enciclopédia da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.
MARTINS, A.B. PUREZA, Marcelo G. Brito. O livro didático de Geografia: uma análise do conteúdo para educação das relações étnicos-raciais. In: CONEDU, VI Congresso Nacional de educação, 6., 2019, Campina Grande. Anais […] Campina Grande, Realize Editora, 2019. Disponível em: https://encurtador.com.br/px2gA . Acesso em: 21 jan. 2024.
MATEUS, S. Introdução à Retórica do Século XXI. Covilhã, Portugal: Ed. LabCom.IFP, 2018.
MAZZOTTI, T. B. Análise Retórica: por que e como fazer? In: SOUZA, Clarilza P. et al. (Orgs.) Representações sociais: estudos metodológicos em educação. Curitiba: Champagnat; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2011. p. 151-175. Disponível em: http://www.fcc.org.br/fcc/fcc-publicacoes/repreentacoes-sociais-estudos-metodologicos-em-educacao. Acesso em: 21 jan. 2024.
MAZZOTTI, T; OLIVEIRA, J. R. A retórica das teorias pedagógicas: uma introdução ao estudo da argumentação. 22ª Reunião Anual da ANPEd GT – Filosofia da Educação, 1999.
PERELMAN, C. O império retórico. Tradução de Fernando Trindade e Rui Alexandre Grácio. Lisboa: ASA, 1993.
PERELMAN, C; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da Argumentação: a nova retórica. Tradução: Maria Ermantina de Almeida P. Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
RAMOS, J.P.B; SAMPAIO, A.D.M. Aplicação da Lei 10.639/2003 no ensino de Geografia do nível fundamental II. In: X Copene (Re) existência Intelectual Negra e Ancestral, 10., 2018, Uberlândia, MG. Anais […] Uberlândia, 2018. Disponível em: https://encurtador.com.br/690ZB. Acesso em: 21 jan. 2024.
SANTIAGO, E.; SILVA, C.; SILVA, D. (org.). Educação, escolarização e identidade Negra: dez anos de pesquisa sobre relações raciais no PPGE/UFPE. In: REIS, Maria da Conceição dos. Educação e história de vida de pessoas negras doutoras no Brasil. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013. Disponível em: https://editora.ufpe.br/books/catalog/dowload/313/294/893?inline=1 . Acesso em: 26 jan. 2024.
SANTOS, R.E. A Lei 10.639 no PNLD de Geografia: um ensaio sobre questões, mudanças e permanências. In: TONINI, M.I ; GOULART, L.B; KAERCHER, N.A. MARTINS, R.E.M W; COSTELLA, Roselane Zordan (Orgs). Geografia e livro didático para tecer leituras de mundo. São Leopoldo: Oikos, 2018. p. 29-49.
SOUZA, J. Como o racismo criou o Brasil. 1ª edição. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2021.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Luciano Palmares, Renata Palmares, Claudia Alvarenga, Inês Barbosa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).