DISCURSO DE DÉFICIT NAS PRÁTICAS LETRADAS ACADÊMICAS DE GRADUANDOS EM LETRAS: UMA INVESTIGAÇÃO EM TESES E DISSERTAÇÕES

Authors

  • Beatriz Fernanda Fortunato Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Victoria Wilson Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64400

Keywords:

Stereotypes, Academic Literacies, Deficit Discourse.

Abstract

This article aims to identify stereotypes, such as the deficit discourse, in the literacy practices of undergraduate students in Literature programs. The analysis was conducted based on the results found in the abstracts of three theses and five dissertations that addressed these students' academic literacies. The theoretical framework used in our study is based on the concepts of New Literacy Studies, with an emphasis on the social perspective and approaches to academic literacies. The findings indicate the presence of traces of the deficit discourse in the research, albeit with a different orientation, focusing on motivations that could explain students' difficulties in relation to literacy practices, such as the strong influence of previous school literacies on their university practices. Finally, it is concluded that further research on academic literacies is needed, considering the process of student transformation and the specificities of each field of knowledge that influence the development of genres, considering the development of specialized language and genre style, as proposed by Bakhtin (2003).

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Author Biographies

Beatriz Fernanda Fortunato, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Especialista em Leitura e Produção de Textos e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduanda em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Membro dos grupos de pesquisa "Linguagem Sociedade" (CNPq/UERJ) e "Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica" (GEPLEA/CNPq/UFF). Seus interesses de pesquisa incluem os letramentos acadêmicos e a formação docente para a Educação Básica.

Victoria Wilson, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 

Graduação em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981). Mestre em Letras (área de concentração: Literatura Brasileira), pela Universidade Federal Fluminense (1986). Doutora em Letras (área de concentração: Linguística), PUC-Rio (2000). Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação na UFF (2008-2009), sob a supervisão da Profa. Dra. Cecília Maria Aldigueri Goulart. Professora titular na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2024), onde atua como docente e pesquisadora na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPLIN e PROFLETRAS). Foi vice-chefe do Departamento de Letras. Atuou na Coordenação Pedagógica do curso Português-Literaturas do Departamento de Letras da FFP/UERJ. Coordenadora adjunta do Mestrado Profissional PROFLETRAS (2014-2016; 2023-). Foi vice-presidente da Associação de Estudos da Linguagem do Rio de Janeiro (ASSEL 2003-2005; 2010-2012). Coordenadora do grupo de pesquisa Linguagem & Sociedade (CNPq/UERJ). Trabalha na área da Linguística Aplicada ao ensino e aprendizagem de língua portuguesa com ênfase nos estudos como: o ensino de língua portuguesa; práticas dos letramentos acadêmicos e escolares; análise de livros didáticos. Também pesquisa no campo da pragmática; discurso e interação (face e afeto) em contextos institucionais.

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Published

2024-12-09

How to Cite

Fortunato, B. F., & Wilson, V. (2024). DISCURSO DE DÉFICIT NAS PRÁTICAS LETRADAS ACADÊMICAS DE GRADUANDOS EM LETRAS: UMA INVESTIGAÇÃO EM TESES E DISSERTAÇÕES. RevistAleph, 2(42). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64400

Issue

Section

Pulsações e Questões Contemporâneas