Orientações instituintes na formação de uma educadora sempre aprendiz
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i20.38995Resumen
Resumo
O presente artigo registra uma orientação de mestrado como sendo uma experiência instituinte em educação. As vivências apresentadas neste texto foram realizadas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e dão destaque ao cotidiano acadêmico das aulas de orientações ministradas pela professora Célia Linhares entre os anos de 2003 e 2004. Como uma recuperação histórica de ações desenvolvidas em sala de aula, as experiências narradas neste artigo registram aprendizagens e ensinagens construídas em ambiências instituintes coletivas, dialógicas e problematizadoras.
Palavras chave: educação; memória; práticas instituintes; Célia Linhares.
Abstract
The presentation article registers an orientation for a Master’s Degree as an institutional experience in education. Situations shown in this text took place in the Post Graduate Program in Education of Universidade Federal Fluminense and focus the daily academic orientation classes given by Professor Celia Linhares during the years of 2003 and 2004. As a historic recovery of action developed in classrooms, experiments which are presented in this article register learning and teaching carried out in collective ambiences, dialectic and offering problems.
Key words: education, memory, institutional practices, Celia Linhares.
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Derechos de autor 2014 Isabel Noemi Campos Reis
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