REFLETINDO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA TRAJETÓRIA ESSENCIAL PARA REPENSAR A EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48163Palabras clave:
Educação Inclusiva. Educação Física Inclusiva. Escola.Resumen
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo discutir as concepções de educação inclusiva dos professores de educação física da rede pública de uma cidade do Rio Grande do Norte e o impacto dessas para a educação física numa perspectiva inclusiva. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e traz, como resultados, respostas atreladas, quase exclusivamente, à participação dos alunos com deficiência nas aulas. Com isto, percebe-se falta de clareza diante da educação física inclusiva, possivelmente ligada a conhecimentos restritos sobre a educação inclusiva, exigindo que os professores se aprofundem sobre essa temática, bem como assumam atitudes mais proativas.
Descargas
Citas
BOATO, Elvio Marcos. A educação física escolar frente aos desafios da educação inclusiva. In: CHICON, José Francisco; RODRIGUES, Graciele Massoli. Educação física e os desafios da inclusão. Vitória: EDUFES, 2010. p. 104-139.
CARMO, Apolônio Abadio do. Aspectos históricos, filosóficos e sociológicos da deficiência. In: FERREIRA, Eliana Lúcia (org.). Educação física inclusiva. Juiz de Fora: NGIME/UFJF, 2013. p. 15-102. v. 2.
CARVALHO, Rosita Elder. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva. Porto Alegre: Mediação, 2000.
CHICON, José Francisco. Compreendendo a in/exclusão no contexto da educação física escolar. In: CHICON, José Francisco; RODRIGUES, Graciele Massoli. Educação física e os desafios da inclusão. Vitória: EDUFES, 2010. p. 66-103.
CHICON, José Francisco; SÁ, Maria das Graças Carvalho Silva de. Práticas pedagógicas inclusivas: considerações sobre a constituição da subjetividade humana. In: CHICON, José Francisco; RODRIGUES, Graciele Massoli. Práticas pedagógicas e pesquisas em educação física escolar inclusiva. Vitória: EDUFES, 2012. p. 85-108.
CIDADE, Rute Eugênia; FREITAS, Patrícia Silvestre. Educação física e inclusão: considerações para a prática pedagógica na escola. Revista Integração, Brasília, ano 14, p. 26-30, 2002. Edição especial.
DIAS, Maria Aparecida. O corpo na pedagogia Freinet. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012. (Coleção Contextos da Ciência).
DIAS, Maria Aparecida; LOPES, Kátia Augusta. Educação motora para deficientes. In: Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque. (org.). Caderno pedagógico do ensino a distância da UFAM. 1. ed. Manaus: Editora da UFAM, 2012. p. 37-90. v. 1.
FERREIRA, Eliana Lúcia; BARRETO, Michelle Aline. Práticas corporais inclusivas. In: FERREIRA, Eliana Lúcia (org.). Educação física inclusiva. Juiz de Fora: NGIME/UFJF, 2013. p. 47-57. v. 5.
FERREIRA, Flávia Martinelli; DAOLIO, Jocimar. Educação física escolar e inclusão: alguns desencontros. Revista Kinesis, Santa Maria, v. 2, ed. 32, p. 52-68, 2014.
FERREIRA, Maria Beatriz Rocha. Jogo, representações sociais, configurações, inclusão/exclusão. In: FERREIRA, Eliana Lúcia (org.). Educação física inclusiva. Juiz de Fora: NGIME/UFJF, 2013. p. 17-100. v. 3.
GLAT, Rosana; BLANCO, Leila de Macedo Pinheiro. Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. 2. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.
JESUS, Mauro Louzada de; DEVIDE, Fabiano Pires. Educação física escolar, co-educação e gênero: mapeando representações de discentes. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 12, n. 03, p. 123-140, 2006.
KARAGIANNIS, Anastasios; STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Visão geral histórica da inclusão. In: STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão: um guia para educadores. Tradução de Magda França. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 35-47.
LEOPOLDINO, L. do N. (org.). Encontros educação física, 1º e 2º ano: manual do professor de educação física: componente curricular educação física: ensino fundamental, anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2018.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Summus Editorial, 2004.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon, 1997.
MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. História da educação de pessoas com deficiência: da antiguidade ao início do século XXI. Campinas: Mercado de Letras, 2015.
MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Inclusão escolar: algumas notas introdutórias. In: MARTINS, Lúcia Araújo; PIRES, José; PIRES, Gláucia Nascimento da Luz; MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de. Inclusão: Compartilhando saberes. 2. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2006. p. 17-26. (Educação Inclusiva).
NÓBREGA, Terezinha Petrúcia da. Corporeidade e educação física: do corpo-objeto o corpo-sujeito. 3. ed. rev. Natal: EDUFRN, 2009.
NATAL. Secretaria Municipal de Educação. Livro de registros dos encontros de formação continuada em Educação Física 2014-2017. Natal: Secretaria Municipal de Educação, 2017. No prelo.
PIRES, José. A questão ética frente às diferenças: uma perspectiva da pessoa como valor. In: MARTINS, Lúcia Araújo; PIRES, José; PIRES, Gláucia Nascimento da Luz; MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de. Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 29-53.
SILVA, Nívia Cristiane Pereira da. Questão social e questão racial no Brasil: a visão de Octávio Ianni. Revista em Pauta: Revista da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 6, n. 23, p. 191-202, 2009.
SOLER, Reinaldo. Educação física inclusiva na escola: em busca de uma escola plural. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.
SOUZA, Maurício Teodoro de. Imagens e metáfora sobre o preconceito étnico-racial na educação, educação física e esporte. In: GIMENEZ, Roberto; FREITAS, Alessandro de. Educação física inclusiva na educação básica: reflexões, propostas e ações. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2015. p. 201-218.
VÍLCHEZ, Iván Carlos Curioso. Uma escola em transformação: reflexões essenciais de uma educação inclusiva para estudantes com deficiência. In: PAPIM, Angelo Antonio Puzipe; ARAUJO, Mariane Andreuzzi de; PAIXÃO, Kátia de Moura Graça; SILVA, Glacielma de Fátima da (org.). Inclusão escolar: perspectivas e práticas pedagógicas contemporâneas. Porto Alegre: Editora Fi, 2018. p. 13-30.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ana Aparecida Tavares da Silveira, Fabyana Soares de Oliveira, Maria Aparecida Dias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).