SISTEMA DE BIBLIOTECAS ESCOLARES MUNICIPAIS DE NITERÓI: PERCURSOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
PATHS TOWARDS AN ANTI-RACIST EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i41.60422Palabras clave:
Biblioteca Escolar, Lei 10.639/03, Educação AntirracistaResumen
O artigo alinha-se ao campo da Biblioteconomia Escolar e Educação para compreender algumas marcações das relações étnico-raciais. Seu tema é a mediação de leitura com potencial para uma pedagogia da diversidade. O objetivo geral desta reflexão é investigar as contribuições das bibliotecas escolares municipais de Niterói para o trabalho com a diversidade étnico-racial, para tanto, analisou-se os relatórios dos acompanhamentos das bibliotecas escolares municipais de Niterói, a partir de uma análise temática com a intenção de identificar temáticas afro-brasileiras presentes no trabalho realizado nestes espaços. O referencial teórico utilizado na construção deste texto abrange os estudos de Nilma Lino Gomes, Eliane Debus, bem como, o Referencial Curricular da Rede Pública Municipal de Educação de Niterói. Os resultados analíticos mostram que as atividades de mediação de leitura e contações de histórias são as que mais figuram no fazer dos bibliotecários desta rede, descortinando o potencial que as narrativas plurais trazem para a formação discente.
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