SOBRE PIONEIROS E MOVIMENTOS INSTITUINTES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Auteurs-es

  • Revista Aleph Universidade Federal Fluminense

DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i40.60656

Mots-clés :

pioneiros, educação

Résumé

O artigo aborda as proximidades existentes entre o ideário republicano e as concepções e experiências que caracterizaram o movimento liderado pelos pioneiros da educação nova, no Brasil do século XX. São três os eixos orientadores, a saber: O primeiro destaca a relação entre o movimento da escola nova e os indivíduos a este filiados com a organização da educação pública e com a instituição de uma educação democrática em nosso país; o segundo eixo examina, ainda que brevemente, os princípios, práticas e instituições criadas por duas lideranças do movimento da educação nova: Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira; o terceiro procura analisar o legado instituinte destas lideranças e deste movimento no contexto contemporâneo

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Références

Revista ALEPH

Publié-e

2023-11-27

Comment citer

Aleph, R. (2023). SOBRE PIONEIROS E MOVIMENTOS INSTITUINTES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. RevistAleph, 1(40). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i40.60656