VIGIAR, PUNIR E EDUCAR: O PROFESSOR/POLICIAL

Autori

  • Sharon Varjão Will
  • Maria de Fátima Costa de Paula

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i24.39113

Abstract

O artigo analisa o discurso da prevenção ao crime, a partir das
práticas socioeducativas orientadas para crianças e jovens,
moradores de favelas cariocas, realizadas pelas Unidades de Polícia
Paciicadora, ferramenta da política de segurança do governo do
estado do Rio de Janeiro, gestão Sérgio Cabral. Analisamos as
matérias do jornal O Globo, entre os anos de 2007 e 2014 e
realizamos entrevistas com moradores da Favela do Cantagalo, RJ.
Percebemos a construção massiva da ideia da educação como
“arma” contra “o crime” e a mudança construída na imagem do
policial através da igura do “professor/policial”. Os projetos
socioeducativos realizados pelos policiais são abordados como uma
nova tecnologia que atua na perspectiva do controle social, da
normalização e da gestão da vida.

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Pubblicato

2015-12-10

Come citare

Will, S. V., & Paula, M. de F. C. de. (2015). VIGIAR, PUNIR E EDUCAR: O PROFESSOR/POLICIAL. RevistAleph, (24). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i24.39113