CIÊNCIA NA RÁDIO: INCENTIVANDO A LEITURA, A ESCRITA E A REFLEXÃO CRÍTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i26.39150Abstract
RESUMO
A educação para a emancipação, concebida por Paulo Freire como ação cultural para a libertação, pode se constituir em instrumento valioso em projetos e ações direcionados ao empoderamento dos sujeitos. Acreditamos que incentivar a leitura, a escrita, a reflexão, o pensamento crítico e científico, é uma forma de capacitar os alunos, isto é, ajudá-los a resolver problemas e a tomar decisões frente às imposições culturais e socioeconômicas. Assim, desenvolvemos uma estratégia didática com o objetivo de envolver ativamente os alunos na reflexão crítica sobre
um tema científico, visando à criação de programas para a rádio da escola. A
estratégia contou com duas etapas: na primeira o aluno deveria escolher um tema do seu interesse que tenha lido ou ouvido falar e estudá-lo cientificamente, produzindo um texto expressando a sua opinião sobre ele; na segunda, deveriam enquadrar os textos em formato rádio jornalísticos. Alguns exemplos de trabalhos foram os seguintes: “O baterista mais rápido do mundo”, que focou a relação dos músculos e os cuidados necessários ao baterista, “Jogos Vorazes – A rebelião”, uma associação entre as rebeliões que ocorrem na trilogia infanto-juvenil com rebeliões da história mundial, “Vivissecção – Testes em animais”, uma crítica, sobre testes biológicos, seu uso em aulas de anatomia e interesses pouco explícitos, “Beatles e os alucinógenos”, um trabalho sobre a trajetória da banda e sua relação com as drogas, entre outros. Concluímos que a estratégia didática planejada intencionalmente foi efetiva, promovendo a produção textual com reflexão crítica pelos alunos sobre os temas estudados.
Palavras-chave: Produção textual, pensamento científico, estratégia didática
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Copyright (c) 2016 Laís Gomes Miranda da Silva, Robson dos Santos Souza Marinho, Lannes Lucas Alves Manhães, Marcio Machado dos Santos, Claudia Marcia Borges Barreto
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