O O MURMÚRIO CONSERVADOR.

NOTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA UM ESTUDO DE SISTEMAS EM DESEQUILÍBRIO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO.

Autori

  • Gabriela Rodríguez Bissio Universidad de la República

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.54673

Parole chiave:

conservadorismo, metodologia, sistemas em desequilíbrio, enunciação, educação

Abstract

O artigo é o resultado de uma pesquisa que aborda as produções discursivas que são geradas em torno da educação no Uruguai, onde há atualmente um avanço de propostas conservadoras. A través de dois eventos iniciais apresentam-se algumas das lógicas discursivas a serem estudadas. Em seguida, aborda-se o desenho metodológico do projeto e as formas pelas quais a abordagem metodológica deriva do trabalho conceitual e do diálogo com pesquisas anteriores. A metodologia e seus fundamentos teóricos são centrais para a discussão que o artigo procura elaborar. Finalmente, são apresentados alguns debates e reflexões abertas. A ênfase é colocada nas construções subjetivas conservadoras que estão ganhando força com relação à educação uruguaia e na noção de "crise educacional" que ganhou destaque no debate público e que articula linhas discursivas ligadas ao tema desta pesquisa.

Palavras-chave: conservadorismo, metodologia, sistemas em desequilíbrio, enunciação, educação

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Pubblicato

2022-12-15

Come citare

Rodríguez Bissio, G. (2022). O O MURMÚRIO CONSERVADOR.: NOTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA UM ESTUDO DE SISTEMAS EM DESEQUILÍBRIO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO . RevistAleph, (39). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.54673