Desenvolvimento e Democracia: uma análise comparada do modelo Gerencial e modelo Societal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-202214103

Palavras-chave:

capital social, democracia, desenvolvimento, políticas públicas

Resumo

O objetivo central deste artigo é analisar a relação existente entre políticas de desenvolvimento e a democracia no Brasil, tendo por base histórica os governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, no período compreendido entre 1995 a 2010, nos quais houve tanto a implantação do modelo de política pública gerencial, no primeiro governo, quanto societal, no segundo. Busca-se responder ao seguinte problema de investigação: As diferentes políticas de desenvolvimento vivido pelo Brasil nos governos FHC e Lula guardaram alguma relação com o apoio dos brasileiros à democracia? A metodologia aplicada no presente trabalho é quantitativa, tipo survey, tendo como base a análise dos resultados de pesquisa do banco de dados do Latinobarómetro, bem como os indicadores de PIB, Gini e IDH. Os resultados obtidos apontam que políticas de desenvolvimento e democracia apresentam certa relação à medida que os índices de PIB, IDH aumentam e o Gini declina, havendo um aumento do apoio e satisfação com a democracia no país.

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Biografia do Autor

José Antonio Ribeiro de Moura, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo (1990), Especialização em Economia de Empresas FAAP (1991), Especialização na Implementação e Gestão de EAD, pela UFF (2013), Especialização em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco (2017) e Mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Doutorado em Diversidade e Inclusão - Linha de Pesquisa Inclusão Social e Políticas Públicas - pela Universidade Feevale/RS (2021). Possui 28 anos de experiência como professor de graduação e pós-graduação na modalidade presencial e 14 anos de experiência na modalidade a distância, sendo 3 anos no Instituto de Ensino de Rio Claro como Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, professor-tutor e professor autor de material didático, 6 anos como Coordenador Geral EAD do Centro Universitário Hermínio Ometto/FHO Uniararas de Araras/SP, tendo experiência na legislação, formação de equipes e operacionalização na gestão da Educação a Distância e 4 anos como professor e professor autor de material didático do Curso de Tecnologia em Gestão Comercial, do Curso Superior em Tecnologia de Comércio Exterior e do Curso de Ciências Econômicas na Universidade Feevale. Membro individual da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. Revisor Técnico-pedagógico de Itens do ENADE 2018 na área de Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior. Membro do NDE do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial e do Curso Superior em Tecnologia de Comércio Exterior na Universidade Feevale. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Economia e Finanças. Professor de Ensino Superior na Universidade Feevale do Instituto de Ciências Humanas e Sociais. 

Everton Rodrigo Santos, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS

Foi Professor Visitante na Universidade Nacional de Rosário (UNR) na Argentina em (2017), no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Fez estágio Pós-Doutoral em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2013, é Doutor (2005) e Mestre (1996) na mesma área pela (UFRGS). É líder do Grupo do CNPQ/Metropolização e Desenvolvimento Regional da Universidade (Feevale), é vinculado ao Grupo do CNPQ Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey) e ao Grupo de Pesquisa CNPQ Núcleo de Pesquisa sobre América Latina (NUPESAL/UFRGS). Professor Titular e Permanente na Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Diversidade Cultural e Inclusão Social, na linha de pesquisa de Inclusão Social e Políticas Públicas, onde coordenou o curso por duas gestões (2008/2009) e (2010/2011), além de ter ocupado assento no Conselho Superior de Pesquisa e Pós-Graduação (CNPPG), como também no Conselho Superior da Universidade (CONSU). É Consultor e Avaliador do Ministério da Educação CAPES (desde 2011). Na Graduação trabalha com o ensino na modalidade à distância (EAD/Digital) e presencial nos cursos de Direito, Administração, Contabilidade, Tecnológicos, entre outras graduações. É membro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), da International Political Science Association (IPSA) e da Associação Latino Americana de Ciência Política (ALACIP). Atua na área da Ciência Política e Interdisciplinar, tendo como suas principais preocupações a temática das Políticas Públicas, Judicialização da Política, Ensino Superior, Cultura Política, Democracia e Capital Social.

Sueli Maria Cabral, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS. Atualmente é professora pesquisadora do Mestrado Acadêmico em Psicologia, integrante da linha de pesquisa Vulnerabilidades e Processos Psicossociais da Universidade Feevale e consultora na área de avaliação de resultados e impactos de projetos sociais. Atua em disciplinas da área de Ciências Sociais e desenvolve trabalhos de pesquisa com ênfase em indicadores de impactos socioeconômicos, trabalho, envelhecimento, sociabilidades e Direitos Humanos.

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Publicado

2022-02-02

Como Citar

Moura, J. A. R. de, Santos, E. R., & Cabral, S. M. . (2022). Desenvolvimento e Democracia: uma análise comparada do modelo Gerencial e modelo Societal . Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 14(1), 43-69. https://doi.org/10.15175/1984-2503-202214103