Développement et démocratie : une analyse comparée des modèles gestionnaires et sociétaux

Auteurs

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https://doi.org/10.15175/1984-2503-202214103

Mots-clés:

capital social, démocratie, développement, politiques publiques

Résumé

L’objectif central de cet article est d’analyser la relation existante entre politiques de développement et démocratie au Brésil, en prenant pour base historique les gouvernements de Fernando Henrique Cardoso et Luiz Inácio Lula da Silva, entre 1995 et 2010, qui ont vu s’implanter le modèle de politique publique gestionnaire lors du premier et le modèle sociétal lors du second. Notre recherche tentera ici de répondre à la question suivante : les différentes politiques de développement mises en œuvre au Brésil par les gouvernements FHC et Lula ont-elles conservé une relation quelconque avec le soutien des brésiliens à la démocratie ? La méthodologie appliquée au présent travail est quantitative, de type survey, et se base sur l’analyse des résultats des recherches menées dans la base de données « Latinobarómetro », mais également sur les indicateurs de PIB, Gini et IDH. Les résultats obtenus montrent que les politiques de développement et la démocratie conservent un certain lien, dans la mesure où les indicateurs de PIB et IDH ont augmenté tandis que le Gini déclinait, provoquant ainsi un accroissement du soutien et de la satisfaction envers la démocratie dans le pays.

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Bibliographies de l'auteur

José Antonio Ribeiro de Moura, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo (1990), Especialização em Economia de Empresas FAAP (1991), Especialização na Implementação e Gestão de EAD, pela UFF (2013), Especialização em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco (2017) e Mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Doutorado em Diversidade e Inclusão - Linha de Pesquisa Inclusão Social e Políticas Públicas - pela Universidade Feevale/RS (2021). Possui 28 anos de experiência como professor de graduação e pós-graduação na modalidade presencial e 14 anos de experiência na modalidade a distância, sendo 3 anos no Instituto de Ensino de Rio Claro como Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, professor-tutor e professor autor de material didático, 6 anos como Coordenador Geral EAD do Centro Universitário Hermínio Ometto/FHO Uniararas de Araras/SP, tendo experiência na legislação, formação de equipes e operacionalização na gestão da Educação a Distância e 4 anos como professor e professor autor de material didático do Curso de Tecnologia em Gestão Comercial, do Curso Superior em Tecnologia de Comércio Exterior e do Curso de Ciências Econômicas na Universidade Feevale. Membro individual da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. Revisor Técnico-pedagógico de Itens do ENADE 2018 na área de Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior. Membro do NDE do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial e do Curso Superior em Tecnologia de Comércio Exterior na Universidade Feevale. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Economia e Finanças. Professor de Ensino Superior na Universidade Feevale do Instituto de Ciências Humanas e Sociais. 

Everton Rodrigo Santos, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS

Foi Professor Visitante na Universidade Nacional de Rosário (UNR) na Argentina em (2017), no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Fez estágio Pós-Doutoral em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2013, é Doutor (2005) e Mestre (1996) na mesma área pela (UFRGS). É líder do Grupo do CNPQ/Metropolização e Desenvolvimento Regional da Universidade (Feevale), é vinculado ao Grupo do CNPQ Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey) e ao Grupo de Pesquisa CNPQ Núcleo de Pesquisa sobre América Latina (NUPESAL/UFRGS). Professor Titular e Permanente na Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Diversidade Cultural e Inclusão Social, na linha de pesquisa de Inclusão Social e Políticas Públicas, onde coordenou o curso por duas gestões (2008/2009) e (2010/2011), além de ter ocupado assento no Conselho Superior de Pesquisa e Pós-Graduação (CNPPG), como também no Conselho Superior da Universidade (CONSU). É Consultor e Avaliador do Ministério da Educação CAPES (desde 2011). Na Graduação trabalha com o ensino na modalidade à distância (EAD/Digital) e presencial nos cursos de Direito, Administração, Contabilidade, Tecnológicos, entre outras graduações. É membro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), da International Political Science Association (IPSA) e da Associação Latino Americana de Ciência Política (ALACIP). Atua na área da Ciência Política e Interdisciplinar, tendo como suas principais preocupações a temática das Políticas Públicas, Judicialização da Política, Ensino Superior, Cultura Política, Democracia e Capital Social.

Sueli Maria Cabral, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS. Atualmente é professora pesquisadora do Mestrado Acadêmico em Psicologia, integrante da linha de pesquisa Vulnerabilidades e Processos Psicossociais da Universidade Feevale e consultora na área de avaliação de resultados e impactos de projetos sociais. Atua em disciplinas da área de Ciências Sociais e desenvolve trabalhos de pesquisa com ênfase em indicadores de impactos socioeconômicos, trabalho, envelhecimento, sociabilidades e Direitos Humanos.

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Publiée

2022-02-02