Development and Democracy: A comparative analysis of managerial and societal models

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-202214103

Keywords:

social capital, democracy, development, public policies

Abstract

The central focus of this article is to analyze the relationship between development policies and democracy in Brazil, taking the governments of Fernando Henrique Cardoso and Luiz Inácio da Silva as a historical basis in the period running from 1995 to 2010, which underwent both the implementation of the managerial public policy model during the first government term and the societal model, during the second. The article seeks to respond to the following research problem: did the different development policies experienced by Brazil under the FHC and Lula governments bear any relation to Brazilians’ support for democracy? The methodology applied is quantitative, in the form of a survey, based on an analysis of research results from the Latinobarómetro database, as well as the indicators of GDP, Gini, and HDI. The results obtained reveal that development and democracy policies bear a certain connection as the GDP and HDI increase while the Gini declines, with a rise in support and satisfaction with democracy in the country.

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Author Biographies

José Antonio Ribeiro de Moura, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo (1990), Especialização em Economia de Empresas FAAP (1991), Especialização na Implementação e Gestão de EAD, pela UFF (2013), Especialização em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco (2017) e Mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Doutorado em Diversidade e Inclusão - Linha de Pesquisa Inclusão Social e Políticas Públicas - pela Universidade Feevale/RS (2021). Possui 28 anos de experiência como professor de graduação e pós-graduação na modalidade presencial e 14 anos de experiência na modalidade a distância, sendo 3 anos no Instituto de Ensino de Rio Claro como Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, professor-tutor e professor autor de material didático, 6 anos como Coordenador Geral EAD do Centro Universitário Hermínio Ometto/FHO Uniararas de Araras/SP, tendo experiência na legislação, formação de equipes e operacionalização na gestão da Educação a Distância e 4 anos como professor e professor autor de material didático do Curso de Tecnologia em Gestão Comercial, do Curso Superior em Tecnologia de Comércio Exterior e do Curso de Ciências Econômicas na Universidade Feevale. Membro individual da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. Revisor Técnico-pedagógico de Itens do ENADE 2018 na área de Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior. Membro do NDE do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial e do Curso Superior em Tecnologia de Comércio Exterior na Universidade Feevale. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Economia e Finanças. Professor de Ensino Superior na Universidade Feevale do Instituto de Ciências Humanas e Sociais. 

Everton Rodrigo Santos, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS

Foi Professor Visitante na Universidade Nacional de Rosário (UNR) na Argentina em (2017), no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Fez estágio Pós-Doutoral em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2013, é Doutor (2005) e Mestre (1996) na mesma área pela (UFRGS). É líder do Grupo do CNPQ/Metropolização e Desenvolvimento Regional da Universidade (Feevale), é vinculado ao Grupo do CNPQ Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey) e ao Grupo de Pesquisa CNPQ Núcleo de Pesquisa sobre América Latina (NUPESAL/UFRGS). Professor Titular e Permanente na Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Diversidade Cultural e Inclusão Social, na linha de pesquisa de Inclusão Social e Políticas Públicas, onde coordenou o curso por duas gestões (2008/2009) e (2010/2011), além de ter ocupado assento no Conselho Superior de Pesquisa e Pós-Graduação (CNPPG), como também no Conselho Superior da Universidade (CONSU). É Consultor e Avaliador do Ministério da Educação CAPES (desde 2011). Na Graduação trabalha com o ensino na modalidade à distância (EAD/Digital) e presencial nos cursos de Direito, Administração, Contabilidade, Tecnológicos, entre outras graduações. É membro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), da International Political Science Association (IPSA) e da Associação Latino Americana de Ciência Política (ALACIP). Atua na área da Ciência Política e Interdisciplinar, tendo como suas principais preocupações a temática das Políticas Públicas, Judicialização da Política, Ensino Superior, Cultura Política, Democracia e Capital Social.

Sueli Maria Cabral, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS. Atualmente é professora pesquisadora do Mestrado Acadêmico em Psicologia, integrante da linha de pesquisa Vulnerabilidades e Processos Psicossociais da Universidade Feevale e consultora na área de avaliação de resultados e impactos de projetos sociais. Atua em disciplinas da área de Ciências Sociais e desenvolve trabalhos de pesquisa com ênfase em indicadores de impactos socioeconômicos, trabalho, envelhecimento, sociabilidades e Direitos Humanos.

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Published

2022-02-02

How to Cite

Moura, J. A. R. de, Santos, E. R., & Cabral, S. M. . (2022). Development and Democracy: A comparative analysis of managerial and societal models. Passages: International Review of Political History and Legal Culture, 14(1), 43-69. https://doi.org/10.15175/1984-2503-202214103