A exploração do trabalho infantil no futebol: Regulamentação jurídica constitucional e infraconstitucional (Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-202315102

Palavras-chave:

adolescente, criança, futebol, trabalho infantil

Resumo

O presente artigo aborda a exploração do trabalho infantil no esporte, realizando uma análise da regulamentação jurídica aplicável aos times de futebol no Brasil. Desta forma, considerando a exploração do trabalho infantil no futebol e a necessidade de se averiguar mais a fundo sobre a exploração do trabalho infantil no futebol, as consequências trazidas para as crianças e adolescentes, abordando a sua regulamentação jurídica aplicável, apresenta-se como problema: como a legislação brasileira busca impor limites que garantam a proteção de crianças e adolescentes no meio esportivo no Brasil? Com relação ao método de abordagem utiliza-se o dedutivo e o método de procedimento é o monográfico. A técnica de pesquisa utilizada será a bibliográfica e documental. Desse modo, o artigo apresenta três objetivos específicos: primeiro, contextualizar a exploração do trabalho infantil e seus aspectos históricos; segundo, abordar a exploração de crianças e adolescentes no futebol; e, por fim, analisar a proteção jurídica para crianças e adolescentes em relação ao trabalho infantil no futebol brasileiro. A hipótese é no sentido de que há limitação na legislação brasileira, que impõe contra a exploração do trabalho infantil de crianças e adolescentes no esporte, buscando garantir os seus direitos de terem uma infância e adolescência saudáveis, bem como garantir a proteção integral de seus direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrei da Rosa Sauzem Machado, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS

Mestrando em Direito, no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul, na linha de Políticas Públicas de Inclusão Social do PPGD/UNISC; Graduado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul; UNISC; Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Inclusão Social e do Grupo de Estudos em Direitos Humanos de Crianças, Adolescentes e Jovens e Políticas Públicas do PPGD/UNISC; Bolsista PROSUC/CAPES Modalidade II; Integrante do projeto de pesquisa "Articulação intersetorial para proteção de crianças e adolescentes contra a violação de direitos", financiado pelo CNPQ; Sócio do Escritório Rosa e Sauzem Advogados Associados; Sócio na empresa Éthica Gestão e Consultoria.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1997502117864192

André Viana Custódio, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS

André Viana Custódio, Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com Pós-doutorado na Universidade de Sevilha (US/Espanha); Coordenador adjunto e Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado - da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGD/UNISC); Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Inclusão Social e do Grupo de Estudos em Direitos Humanos de Crianças, Adolescentes e Jovens e Políticas Públicas do PPGD/UNISC; Coordenador do projeto de pesquisa "Articulação intersetorial para proteção de crianças e adolescentes contra a violação de direitos", financiado pelo CNPQ e do projeto institucional de pesquisa "Violação de direitos de crianças e adolescentes: articulação intersetorial de políticas públicas de atendimento, proteção e justiça; Consultor em políticas públicas. Email: andrecustodio@unisc.br.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7166046428154967

Referências

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DOS DIREITOS DA INFÂNCIA - ANDI. Piores formas de trabalho infantil. Um guia para jornalistas. In: OIT – Secretaria Internacional do Trabalho. 1 ed. Brasília. 2007, p. 17-18. Disponível em: http://www.andi.org.br/publicacao/piores-formas-de-trabalho-infantil-um-guia-para-jornalistas. Acesso em: 08 dez. 2022.

ALBERTO, Maria de Fátima Pereira. (2002). A dimensão subjetiva do trabalho precoce de meninos e meninas em condição de rua em João Pessoa - PB. (Tese de doutorado). Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

AMBIEL, Carlos Eduardo. A proibição do trabalho infantil e a prática do esporte por crianças e adolescentes: diferenças, limites e legalidade. Rev. TSTS, Brasília, vol. 79, nº1, jan/mar de 2013, p. 188.

ARAÚJO, Sandro Renato de. Treinamento esportivo em crianças e adolescentes (uma revisão bibliográfica). Trabalho de Conclusão de Curso – Pós-Graduação, Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma, 2005.

AZEVEDO, Karen Prates de. O trabalho infanto-juvenil no futebol: lei X realidade. Porto Alegre: 2011. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/31321/000779911.pdf?sequence=1. Acesso em: 07 dez. 2022.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 05 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 08 dez. 2022.

BRASIL. Decreto-Lei n. 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis de Trabalho. Brasília, DF: 1943.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16.07.1990 e retificado em 27.09.1990.

BRASIL. Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998. Institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências, Brasília, DF: 1998.

BRASIL. Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador. Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil. – 2. ed. – Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2011.

CUSTÓDIO, André Viana. A exploração do trabalho infantil doméstico no Brasil: limites e perspectivas para sua erradicação. Tese (Doutorado em Direito). Curso de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

CUSTÓDIO, André Viana; VERONESE, Josiane Rose Petry. Trabalho Infantil: a negação do ser criança e adolescente no Brasil. Florianópolis. Ed. OAB/SC, 2007.

CUSTÓDIO, André Viana. Direito da criança e do adolescente. Criciúma: UNESC, 2009.

CUSTÓDIO, André Viana; VERONESE, Josiane Rose Petry. Crianças esquecidas: O trabalho infantil doméstico no Brasil. Curitiba: Multidéia, 2009.

CUSTÓDIO, André Viana; CABRAL, Maria Eliza Leal. Trabalho infantil na agricultura familiar: uma violação de direitos humanos perpetuada no meio rural. Revista Jurídica em Pauta, Bagé, v. 1, n. 2, p. 3-15, 2019.

CUSTÓDIO, André Viana; CABRAL, Johana. O trabalho infantil de migrantes e refugiados no brasil. Revista de Direito Internacional, CEUB Educação Superior, V. 18, n. 1, p. 216 – 241, 2021.

CUSTÓDIO, André Viana; CASSIONATO, Andréa Silva Albas. Proteção jurídico-política contra o trabalho infantil no esporte. In: Violação de direitos de crianças e adolescentes no Brasil contemporâneo. CUSTÓDIO, André Viana; MOREIRA, Rafael Bueno da Rosa; (Organizadores). Livro eletrônico. Criciúma, SC. Editora Belcanto, 2022.

FIFA. Reglamento sobre el Estatuto y la Transferencia de Jugadores. p. 31 – 34, fevereiro de 2021. Dispovivel em https://digitalhub.fifa.com/m/c4ca0b73df2b943c/original/v1jdhzu3kja3c6tdphke-pdf.pdf. Acesso em 16 dez. 2022.

FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (FNPETI). Direitos Humanos e Combate ao Trabalho Infantil, 2019. Disponível em: https://fnpeti.org.br/noticias/2019/12/10/direitos-humanos-e-combate-ao-trabalho-infantil/. Acesso em: 09 dez. 2022.

GUIMARÃES, Arthur Silveira. Além das quatro linhas: estudo sobre a trajetória profissional de jovens atletas do futebol. 2012. Dissertação (Mestrado) - Curso de SOCIOLOGIA. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012. Pg. 12-13.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: trabalho de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade 2016-2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.

JESUS, Antonio Marcos da Silva, et al. ESMPU, Manuais de Atuação: Formação Profissional Desportiva. Brasília, 2013.

LIMA, Vanessa Mara Pinto Nogueira. Ensino. Vivência e Aprendizagem no Futebol: Reflexões Quanto ao Direito Aplicável à Formação de Atletas. Universidade Federal de Minas Gerais (Trabalho de conclusão de curso), 2018.

LEME, Luciana Rocha. Políticas Públicas de prevenção e erradicação do trabalho infantil no campo. Dissertação (Mestrado em Direito). Programa de Pós Graduação em Direito, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2012.

MEDEIROS NETO, Xisto Tiago. O Trabalho Infantil: Fundamento e Desafios para o seu Combate. (Artigo). Trabalho infantil e Pandemia: Diagnósticos e Estratégias de Combate. E-Book. 2020.

MEDEIROS NETO, Xisto Tiago; MARQUES, Rafael Dias. Manual De Atuação Do Ministério Público na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. 2. ed. Brasília: Conselho Nacional do Ministério Público. 2013.

MOURA, Raphael Lot. Futebol, Trabalho infanto-juvenil e Direitos Trabalhistas: a interface entre a Moldura Jurídica Brasileira e o Regulamento da FIFA. Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Jurídicas Curso de Direito (Trabalho de conclusão de curso), 2018.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Convenção 138 sobre a idade mínima de admissão ao emprego. 1973. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D10088.htm#art5. Acesso em: 13 dez. 2022.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Piores formas de trabalho Infantil: um guia para jornalistas. Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC). Brasília: OIT, 2007.

OZANIAN, Mike. 10 eventos esportivos mais valiosos do mundo, 26 de outubro de 2016. Disponível em: https://forbes.com.br/listas/2016/10/10-eventos-esportivos-mais-valiosos-do-mundo-2/. Acesso em 16 dez. 2022.

RAMOS, Adamilton Mendes. A iniciação esportiva e a especialização precoce à luz da teoria da complexidade. Tocantins, 2007.

REIS, Suzéte da Silva. Ações e estratégias de políticas públicas para o enfrentamento da exploração do trabalho infantil nos meios de comunicação no marco da teoria da proteção integral aos direitos da criança e do adolescente. Tese (Doutorado em Direito), 2015.

RIZZINI, Irma. Pequenos trabalhadores do Brasil. In: DEL PRIORE, Mary (Org). História das crianças no Brasil. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

RODRIGUES, Maria Clara Borges. A exploração do trabalho infanto-juvenil e seus desdobramentos no desporto brasileiro. Repositório Universidade Federal de Lavras, p. 69, 2018.

SOBRINHO, Zéu Palmeira. Trabalho Infantil Esportivo. Rev. Anamatra (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho), 2018.

SOUZA, Ismael Francisco de. O reordenamento do programa de erradicação do trabalho infantil (PETI): estratégias para concretização de políticas públicas socioassistenciais para crianças e adolescentes no brasil. Tese (Doutorado em Direito). Santa Cruz do Sul, 2016.

UNESCO. Carta Internacional da Educação Física e do Esporte, de 21 de novembro de 1978. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/carta-internacional-educacao-fisica-desportos-1/. Acesso em 16 dez. 2022.

Downloads

Publicado

2023-02-10

Como Citar

Machado, A. da R. S., & Custódio, A. V. (2023). A exploração do trabalho infantil no futebol: Regulamentação jurídica constitucional e infraconstitucional (Brasil). Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 15(1), 17-47. https://doi.org/10.15175/1984-2503-202315102