Quando o espelho não é Narciso: A desconstrução das masculinidades hegemônicas nas narrativas dos professores de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-202315306

Palavras-chave:

masculinidades, processos de subjetivação, formação docente, comunidades de aprendizagem, história pública

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a construção das masculinidades hegemônicas produzidas pelas narrativas dos sujeitos masculinos heterocisnormativos, egressos do curso de história da Universidade Federal de Alfenas e atuantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), entre 2015-2016. As entrevistas foram realizadas no formato remoto durante a conjuntura pandêmica (2020-2022), e a construção das narrativas teve por intuito compreender os processos de subjetivação na construção das identidades docentes interpeladas pelas memórias das intervenções didáticas do PIBID em escolas públicas daquela cidade do Sul de Minas Gerais, Brasil. A metodologia utilizada baseou-se no estudo dos relatos de experiências (projetos de intervenção, relatórios e caderno de campo) e na história oral vinculada à escuta sensível das narrativas produzidas.

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Biografia do Autor

Leonara Lacerda Delfino, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG, Brasil

É professora permanente e pós-doutora em História pelo PPGH-UNIMONTES, integrante do GT Nacional: Emancipações e Pós-abolição e dos grupos de pesquisa: Emancipações e Pós-Abolição em Minas Gerais (UFJF), GDECO-ETNOPO (Grupo de Pesquisa para uma Educação Decolonial PluriEtnoPopular/ Unimontes). É doutora e mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente  desenvolve uma pesquisa voltada para a construção das práticas emancipatórias forjadas nas intervenções do PIBID e usos da História Pública, com ênfase nos temas gênero, raça e formação das subjetividades docentes.

Claudia de Jesus Maia, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG, Brasil

Possui Pós-doutorado em História pela Universidade Nova de Lisboa; doutora em História pela Universidade de Brasília. Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Pesquisadora do CNPq.

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Publicado

2023-10-04

Como Citar

Delfino, L. L., & Maia, C. de J. (2023). Quando o espelho não é Narciso: A desconstrução das masculinidades hegemônicas nas narrativas dos professores de história. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 15(3), 443-465. https://doi.org/10.15175/1984-2503-202315306