Direito, desigualdades e produção de consensos sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-202416303

Palavras-chave:

direito, desigualdade social, consenso

Resumo

Na interface do direito e da sociologia, o artigo objetiva analisar de que forma o direito se insere nas relações sociais e se imbrica com a problemática da violência enquanto manutenção e exacerbação de desigualdades sociais. Parte de dois pressupostos basilares de pesquisa: os sentidos ampliados da noção de direito, bem como a conexão entre direito e desigualdade (com foco para a produção de consensos sociais, por parte do discurso jurídico, em torno dessas desigualdades). Nessa linha, o desenvolvimento e as conclusões do artigo se estruturam, metodologicamente, a partir de quatro eixos: (i) uma investigação sobre a extensão da compreensão do direito, que não se reduz à normatividade jurídica explícita (tratando-se, ao revés, da forma por meio da qual se compartilham e disputam sentidos atribuídos aos fenômenos sociais); (ii) as relações entre direito, desigualdade e violência, passando por um debate interdisciplinar e sociologicamente orientado a respeito da problemática das expropriações; (iii) o mecanismo da promessa e do controle do tempo como funcionamento basilar da abstração de desigualdades operada pela normatividade jurídica; (iv) a construção discursiva de consensos, por meio do direito, em torno da desigualdade e violência sociais reproduzidas pelo próprio direito. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna da Penha de Mendonça Coelho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professora adjunta de sociologia jurídica da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ), na linha de Estado e Políticas Públicas. Doutora em Sociologia (IESP-UERJ) e em Direito (PPGD/UERJ). Foi pesquisadora visitante, na modalidade de doutorado sanduíche, no Instituto de Sociologia da Friedrich-Schiller-Universität Jena (FSU - Alemanha). Mestra em Direito pelo PPGD/UERJ. Graduada em Direito pela UERJ e em Ciências Sociais (com licenciatura) pela UNIRIO. Coordenou visita de estudos de curta duração com grupo de alunos na Friedrich-Schiller-Universität Jena e na Universität Kassel (edital DAAD "Studienreisen für Gruppen von ausländischen Studierenden in Deutschland"). Realizou intercâmbio acadêmico na Faculdade de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universitat Jaume I (UJI - Castellón de la Plana, Espanha). Integrante do Laboratório de Estudos Interdisciplinares Crítica e Capitalismo da UERJ (LEICC/UERJ), do Núcleo de Pesquisas e Estudos do Trabalho do IESP-UERJ (NUPET) e da Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (REMIR-Trabalho).

Referências

BOSCHETTI, Ivanete (Org.). Expropriação de direitos e reprodução da força de trabalho. In: ______. Expropriação e direitos no capitalismo. São Paulo: Cortez, 2018. p. 131-165.

DE GIORGI, Raffaele. Ciência do direito e legitimação: crítica da epistemologia jurídica alemã de Kelsen a Luhmann. Tradução: P. Cantisano. Curitiba: Juruá, 2017.

FONTES, Virgínia. O Brasil e o Capital-Imperialismo: teoria e história. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.

GONÇALVES, Guilherme Leite. Direito entre certeza e incerteza: horizontes críticos para a teoria dos sistemas. São Paulo: Saraiva, 2013.

GONÇALVES, Guilherme Leite. Valor, expropriação e direito: sobre a forma e a violência jurídica na acumulação do capital. In: BOSCHETTI, Ivanete (Org.). Expropriação e direitos no capitalismo. São Paulo: Cortez, 2018. p. 101-130.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: notas sobre Maquiavel, o Estado e a política. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. v. 3.

HARVEY, David. O novo imperialismo. Tradução: Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. 8. ed. São Paulo: Loyola, 2014.

MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. Tradução: Rubens Enderle e Leonardo de Deus. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2010a.

MARX, Karl. Sobre a questão judaica. Tradução: Nélio Schneider e Wanda Caldeira Brant. São Paulo: Boitempo, 2010b.

MARX, Karl. Os despossuídos: debates sobre a lei referente ao furto da madeira. Tradução: M. Echalar e N. Schneider. São Paulo: Boitempo, 2017.

ROSÁRIO, Luana; SOUZA, Valdicléa. Contribuição dialógica e polifônica ao discurso do direito. Revista da Faculdade de Direito da UERJ, Rio de Janeiro, n. 36, p. 53-87, dez. 2019.

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Tradução: R. e K. Barbosa. 4. ed. Brasília: UNB, 2004. v. 2.

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Tradução: R. e K. Barbosa. 4. ed. Brasília: UNB, 2009.

Downloads

Publicado

2024-10-18

Como Citar

Coelho, B. da P. de M. (2024). Direito, desigualdades e produção de consensos sociais. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 16(3), 373-391. https://doi.org/10.15175/1984-2503-202416303