Direito, desigualdades e produção de consensos sociais
DOI :
https://doi.org/10.15175/1984-2503-202416303Mots-clés :
direito, desigualdade social, consensoRésumé
Na interface do direito e da sociologia, o artigo objetiva analisar de que forma o direito se insere nas relações sociais e se imbrica com a problemática da violência enquanto manutenção e exacerbação de desigualdades sociais. Parte de dois pressupostos basilares de pesquisa: os sentidos ampliados da noção de direito, bem como a conexão entre direito e desigualdade (com foco para a produção de consensos sociais, por parte do discurso jurídico, em torno dessas desigualdades). Nessa linha, o desenvolvimento e as conclusões do artigo se estruturam, metodologicamente, a partir de quatro eixos: (i) uma investigação sobre a extensão da compreensão do direito, que não se reduz à normatividade jurídica explícita (tratando-se, ao revés, da forma por meio da qual se compartilham e disputam sentidos atribuídos aos fenômenos sociais); (ii) as relações entre direito, desigualdade e violência, passando por um debate interdisciplinar e sociologicamente orientado a respeito da problemática das expropriações; (iii) o mecanismo da promessa e do controle do tempo como funcionamento basilar da abstração de desigualdades operada pela normatividade jurídica; (iv) a construção discursiva de consensos, por meio do direito, em torno da desigualdade e violência sociais reproduzidas pelo próprio direito.
Téléchargements
Références
BOSCHETTI, Ivanete (Org.). Expropriação de direitos e reprodução da força de trabalho. In: ______. Expropriação e direitos no capitalismo. São Paulo: Cortez, 2018. p. 131-165.
DE GIORGI, Raffaele. Ciência do direito e legitimação: crítica da epistemologia jurídica alemã de Kelsen a Luhmann. Tradução: P. Cantisano. Curitiba: Juruá, 2017.
FONTES, Virgínia. O Brasil e o Capital-Imperialismo: teoria e história. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.
GONÇALVES, Guilherme Leite. Direito entre certeza e incerteza: horizontes críticos para a teoria dos sistemas. São Paulo: Saraiva, 2013.
GONÇALVES, Guilherme Leite. Valor, expropriação e direito: sobre a forma e a violência jurídica na acumulação do capital. In: BOSCHETTI, Ivanete (Org.). Expropriação e direitos no capitalismo. São Paulo: Cortez, 2018. p. 101-130.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: notas sobre Maquiavel, o Estado e a política. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. v. 3.
HARVEY, David. O novo imperialismo. Tradução: Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. 8. ed. São Paulo: Loyola, 2014.
MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. Tradução: Rubens Enderle e Leonardo de Deus. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2010a.
MARX, Karl. Sobre a questão judaica. Tradução: Nélio Schneider e Wanda Caldeira Brant. São Paulo: Boitempo, 2010b.
MARX, Karl. Os despossuídos: debates sobre a lei referente ao furto da madeira. Tradução: M. Echalar e N. Schneider. São Paulo: Boitempo, 2017.
ROSÁRIO, Luana; SOUZA, Valdicléa. Contribuição dialógica e polifônica ao discurso do direito. Revista da Faculdade de Direito da UERJ, Rio de Janeiro, n. 36, p. 53-87, dez. 2019.
WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Tradução: R. e K. Barbosa. 4. ed. Brasília: UNB, 2004. v. 2.
WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Tradução: R. e K. Barbosa. 4. ed. Brasília: UNB, 2009.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revue Internationale d´Histoire Politique e Culture Juridique 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Les auteurs devront joindre à leur texte une attestation dûment signée de cession des droits d’auteur, selon le modèle ci-dessous :
Je/nous, soussigné(s) ..................... , auteur(s) du texte : ................................, soumis à l’appréciation de la revue Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, ai (avons) pris connaissance des normes de publication et accepte (acceptons) que les droits d’auteur relatifs au texte soumis soient cédés à l’éditeur de la publication. J’assume (nous assumons) en outre la responsabilité du contenu de l’article; et est (sommes) prêt à contribuer à la rédaction de bon marché à entreprendre les changements suggérés par les évaluateurs et l'examen des citations bibliographiques.
__________________, ____/_____
Signature : ________________________________