Migración y Desarrollo: segregación y violencia criminalizada

Autores/as

  • Maria Cristina Dadalto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Márcia Barros Ferreira Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-20157203

Resumen

El estado de Espírito Santo, situado en la región Sureste de Brasil, conoció un período de modernización y urbanización acelerada en los últimos 50 años. Los efectos socioeconómicos de este proceso presentan diferentes formas de impacto. La propuesta del presente artículo es evidenciar y discutir las consecuencias de este proceso y las dinámicas relacionadas a los movimientos migratorios y a la violencia criminalizada. Específicamente, tomamos como marco empírico de la investigación la Región Metropolitana de la Grande Victoria (RMGV). La atención centrada sobre la RMGV se justifica por ser el lugar de absorción continua de migrantes venidos de varias regiones del estado mismo, del país y de afuera. Nuestro objetivo es analizar el contexto sociocultural, histórico y económico de trasformación y desarrollo de la RMGV y explicar las razones del fenómeno migratorio y de las sobre-determinaciones presentes en el proceso de desarrollo en curso, tales como segregación, exclusión urbana, homicidio y sujeción criminal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Cristina Dadalto, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora dos Programas de Pós-Graduação em História e em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Indiciários (NEI) e do Laboratório de História das Relações Políticas Institucionais da UFES. Pesquisadora do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES). Realiza pesquisas relacionadas à imigração italiana no ES e à imigração em geral.

Márcia Barros Ferreira Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo

Márcia Barros Ferreira Rodrigues concluiu seu doutorado em História Social pela USP - Universidade de São Paulo (2000), continuando seus estudos em áreas de interessse social, fez dois pós-doutorados na Universidade Federal Fluminense - UFF, onde iniciou sua graduação, em Ciências Sociais, em 1985. Atualmente exerce o cargo de Professor Associado III na Universidade Federal do Espírito Santo, pelo Departamento de Ciências Sociais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Violência. Atua principalmente nos seguintes temas: História, Cultura, Política, Ideologia, Violência, Segurança Pública,Subjetividades na contemporaneidade e Indiciarismo. Exerce ainda a função de Coordenadora Geral do NEI - Núcleo de Estudos Indiciários, onde executa ações de direção em diversos projetos de pesquisa, cursos e atividades de extensão. Márcia também está vinculada, como docente, no PPGHIS - Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas e no PGCS-programa de Pós-graduação em Ciências Sociais também na UFES. Exerceu, o cargo de vice-coordenadora do PPGHIS. Consultora na área de políticas públicas com ênfase em segurança pública na área de prevenção e realização de diagnóstico sócio-criminal. Atualmente é coordenadora do Programa Fazer Brasil, que se constitui num programa de Estado para prevenção a criminalidade juvenil e reintegração de egressos do sistema socioeducativo e do sistema penal no ES. Foi consultora da ONU-HABITAT em Vitória - ES de março de 2011 a agosto de 2011. 

##submission.downloads##

Publicado

2015-05-30

Cómo citar

Dadalto, M. C., & Rodrigues, M. B. F. (2015). Migración y Desarrollo: segregación y violencia criminalizada. Revista Internacional De Historia Política Y Cultura Jurídica, 7(2), 261-276. https://doi.org/10.15175/1984-2503-20157203

Número

Sección

Artículos