Disciplina, moral e lógica punitivo-penal: a institucionalização da escola brasileira no século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15175/1984-2503-202517104

Palavras-chave:

escola, moral, lógica penal, disciplinarização, liberalismo

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa que coloca em análise a estrutura punitivo-penal da escola no Brasil, desde sua implementação como política pública, no século XIX. Sob uma perspectiva genealógica, investigamos em arquivos históricos documentos que definem, no processo de institucionalização da escola, formas punitivas que falam da transição do suplício à disciplinarização/judicialização. A pesquisa bibliográfica centrou-se nas estratégias liberais de governo que, em meio às relações escravocratas, estruturaram a escola no Brasil como política de Estado. Destacamos a sua função na consolidação de um novo modelo governamental, cujo modo de existência é sustentado na proliferação e naturalização da norma legal, e a sua permanência nas perspectivas moral e punitiva das relações pedagógicas do século XXI.

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Biografia do Autor

Estela Scheinvar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ - Brasil / Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora Titular do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo, e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Lukas Lobo Santos , Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, RJ, Brasil

Mestre em História Política pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor de História na Secretaria de Educação de São Gonçalo/RJ.

Juliana Aney , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduada em História e graduanda em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2025-02-21

Como Citar

Scheinvar, E., Santos , L. L., & Aney , J. (2025). Disciplina, moral e lógica punitivo-penal: a institucionalização da escola brasileira no século XIX. Passagens: Revista Internacional De História Política E Cultura Jurídica, 17(1), 49-67. https://doi.org/10.15175/1984-2503-202517104