REVISTA POLIVISÃO: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL/INTEGRADA NA VISÃO DOS DOCENTES DE UMA ESCOLA POLIVALENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40499

Palavras-chave:

história da educação profissiona, imprensa pedagógica, Escolas Polivalentes

Resumo

No ano de 1986, circulou na cidade de Osório, no estado do Rio Grande do Sul, a Revista Polivisão. Esse periódico era produzido pelos docentes da Escola Polivalente daquela cidade. Essa instituição integrou uma rede de escolas criada no âmbito dos acordos entre o Ministério da Educação (MEC) e a Agência Internacional para o Desenvolvimento (USAID). O objetivo do presente artigo é analisar a compreensão dos docentes de uma Escola Polivalente sobre educação integral/integrada e formação profissional. Para tanto, utiliza-se a imprensa pedagógica como fonte de pesquisa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, José Alfredo de. A USAID, o regime militar e a implantação das escolas polivalentes no Brasil. Revista de Epistemologia y Ciencias Humanas, Rosário - Argentina, n. 2, 11p., 2010.

CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v.23, n.1, p. 187-205, jan-abr, 2014.

________. Mediações históricas de trabalho e educação: gênese e disputas na formação dos trabalhadores (Rio de Janeiro/1930/60). Rio de Janeiro: Lamparina, CNPq, FAPERJ, 2009.

CIAVATTA, Maria (coord.). Memória e temporalidade do trabalho e da educação. Rio de Janeiro: Lamparina, FAPERJ, 2007.

CRUZ, S. P. DA S.; RAMOS, N. B.; SILVA, K. A. C. P. C. DA. Concepções de polivalência e professor polivalente: uma análise historico‐legal. Revista HISTEDBR On-line, v. 17, n. 4, p. 1186-1204, 21 dez. 2017.

DORE, Rosemary. Afinal, o que significa o trabalho como princípio educativo em Gramsci? Cad. Cedes, Campinas, v. 34, n. 94, p. 297-316, set.-dez., 2014

GALLO, Sílvio. Politecnia e Educação: a contribuição anarquista. Pro-Posições. Vol. 4 n. 3[12]. Novembro de 1993.

HERNÁNDEZ DIAZ, José María. La prensa pedagógica de los profesores en España. In: HERNÁNDEZ DIAZ, José María (Ed.). La prensa pedagógica de los profesores. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2018, p. 17-32.

MARTIARENA DE OLIVEIRA, Maria Augusta. Revista Polivisão: a imprensa pedagógica em uma escola polivalente. In: HERNÁNDEZ DIAZ, José María (Ed.). La prensa pedagógica de los profesores. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2018, p.215-228.

_________. Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos – Escola Polivalente: acervos fotográficos e História da Educação. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, 3(2), 2017, p. 323-336. doi:https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v3i2.7825

MAUER, Diana; PIRES, E. N.; MARTIARENA DE OLIVEIRA, Maria Augusta. NEGOCIAÇÃO E RESISTÊNCIA: A GREVE DO MAGISTÉRIO GAÚCHO EM 1997 PRESENTE NA IMPRENSA OSORIENSE. In: 23.º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) - Gênero e Memória: Mulheres da/na História da Educação, 2017, Rio Grande. Anais do 23.º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) - Gênero e Memória: Mulheres da/na História da Educação. Rio Grande: Editora da FURG, 2017. p. 915-922.

MAUER, Diana ; SILVA, Y. S. S. ; MARTIARENA DE OLIVEIRA, Maria Augusta. As greves do magistério estadual em 1979 e 1980 sob a ótica dos jornais do Litoral Norte gaúcho. In: 22.º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - ASPHE História da Educação e Políticas Educacionais: 20 Anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, 2016, Bagé: Editora da UNIPAMPA, 2016. v. 1. p. 395-404.

RESENDE, Luciana Araújo Valle de; GONÇALVES NETO, Wenceslau. Os colégios polivalentes em Minas Gerais: a experiência da escola estadual Guiomar de Freitas Costa (Uberlândia, 1971-1980). Revista de Educação Pública, [S.l.], v. 22, n. 48, p. 127-145, jun. 2013.

MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, Ano 23, Vol. 2, 2007, p.4-30.

PLANADOR. 16 de agosto de 1975, ano I, nº 1.

RIBEIRO, Ricardo Allagio. A teoria da modernização, a aliança para o progresso e as relações Brasil – Estados Unidos. Perspectivas, São Paulo, 30, p. 151-175, 2006.

ROSA, Sebastião Fich. O ensino técnico agropecuário no contexto educacional brasileiro. Polivisão, n.2, 1986, p.19-27.

ROSA, Sebastião Fich. Educação Ambiental. Polivisão, n.3, 1986, p.25-28.

SOUZA, Anilda. M. A escola em uma estrutura capitalista. Polivisão, n.1, 1986, p.41-43.

SOUZA, S., & LIMA, G. Escolas Polivalentes na Ditadura Civil-Militar: Marco no Modelo de Ensino Profissionalizante ou Instrumentos de Propaganda do Regime? O Processo de Implantação do Polivalente de Ituiutaba- Mg (1974-1985). Educação & Formação, 1(2), 2016, p. 72-88. doi:http://dx.doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1892

WOLFF, Mercedes Marchant. O equacionamento da educação nacional. Polivisão, n.3, 1986, p.5-6.

WOLFF, Mercedes Marchant. Preparação para o trabalho. Polivisão, n.3, 1986, p. 6-8.

Downloads

Publicado

2020-01-23

Como Citar

de Oliveira, M. A. M. (2020). REVISTA POLIVISÃO: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL/INTEGRADA NA VISÃO DOS DOCENTES DE UMA ESCOLA POLIVALENTE. Revista Trabalho Necessário, 18(35), 164-182. https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40499