EDUCAÇÃO NA CRÍTICA AO PROGRAMA DE GOTHA: UMA SÍNTESE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40508

Palavras-chave:

Educação, Programa de Gotha, Classe trabalhadora

Resumo

O artigo surgiu da necessidade de compreender a educação no contexto de crise estrutural do capital, brotando daí o interesse de discutir a proposta de educação presente na Crítica ao programa de Gotha. O relevante esforço aponta possíveis caminhos para subtrair a educação do domínio do capital. Nosso objetivo é entender a crítica de Marx à pretensão de Lassalle de construir o comunismo amparado pelo Estado e aclarar o equívoco de esperar que a burguesia eduque a classe trabalhadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, Gorete Maria; SANTOS, Maria Escolástica de Moura. O caráter de classe da reforma do ensino médio. Arma da crítica. Nº 7/dezembro, 2016.

BRASIL. Lei n˚ 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para assuntos jurídicos; 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acessado em: 24 Jan. 2018.

BRASIL. Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para assuntos jurídicos; 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm>. Acessado em: 24 Jan. 2018.

COSTA, Frederico Jorge Ferreira. Marxismo, história e educação. In: Vozes da FACEDI: Reflexões, experiências e perspectivas em educação. Fortaleza - CE: EDUECE, 2010.

MARX, Karl. Crítica ao programa de Gotha. São Paulo: Boitempo, 2012.

______. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011

MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. 2ª edição. São Paulo: Boitempo, 2011.

______. Educação para além do capital. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

SANTOS, Deribaldo. Graduação tecnológica no Brasil: crítica à expansão do ensino superior não universitário. Curitiba: CRV, 2012.

TONET, Ivo. Educação contra o capital. Coletivo Veredas, 2016.

Downloads

Publicado

2020-01-23

Como Citar

da Silva, A. N., Santos, D., & Amaral, G. (2020). EDUCAÇÃO NA CRÍTICA AO PROGRAMA DE GOTHA: UMA SÍNTESE. Revista Trabalho Necessário, 18(35), 272-287. https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40508