HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ENSINO SUPERIOR: CAMINHOS DE UMA INVESTIGAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40511Palavras-chave:
metodologia, história e memória, mercantilização da educação, ensino superiorResumo
O objetivo do artigo é descrever o caminho metodológico de uma investigação científica, no campo da história e memória da educação. O estudo baseou-se em fontes documentais, cujo escopo é uma análise da mercantilização do ensino superior no Brasil, no período de 1995 a 2010. Inicialmente, o artigo apresenta a pesquisa para situar o leitor; em seguida, descreve o método de investigação; na sequência, explica a dinâmica da pesquisa e esclarece os conceitos e as categorias utilizados.
Downloads
Referências
ANSARA, Soraia; DANTAS, Bruna Suruagy do Amaral. Aspectos ideológicos presentes na construção da memória coletiva. Revista Athenea Digital, São Paulo, n. 15, março de 2015.
BANCO MUNDIAL. La enseñanza superior: lecciones derivadas de la experiência. Washington,1995. Disponível em http://firgoa.usc.es/drupal/files/010-1344Sp.pdf Acesso em 02/05/2016.
BUFFA, Ester. Contribuição da História para o enfrentamento dos problemas educacionais contemporâneos. Revista Em Aberto, Brasília: DF, v.9, n.47,p.13-19, 1990.
CASTANHO, Sérgio. Teoria da história e história da educação: por uma história cultural não culturalista. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008
CIAVATTA, Maria. O conhecimento histórico e o problema teórico-metodológico das mediações. In: FRIGOTTO, Gaudêncio & CIAVATTA, Maria (org.). Teoria e educação no labirinto do capital. São Paulo: Expressão Popular, 2014.
CHAVES, Vera Lucia Jacob. Expansão da privatização/mercantilização do ensino superior brasileiro: a formação dos oligopólios. In: Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 111, p. 481-500, abr.-jun. 2010.
COSTA PINTO, L. A. Sociologia & Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
EVANGELISTA, Olinda (org.). O que revelam os slogans na política educacional. Araraquara-SP: Junqueira & Marin, 2014.
FONTES, Virginia. História e Verdade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (orgs.). Teoria e Educação no Labirinto do Capital. Petrópolis, R.J.: Vozes, 2001. p.107 – 120.
FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: CIAVATTA, Maria (org.). Gaudêncio Frigotto: um intelectual crítico nos pequenos e nos grandes embates. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. p. 159 - 176.
GORENDER, Jacob. Apresentação. In: MARX, K. O Capital: Crítica da economia política. 2 ed. São Paulo: Nova Cultura, 1985. p. 7- 57.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2004.
JAPIASSU, Hilton. Introdução. In: _____O Mito da Neutralidade Científica. R.J: Imago,1975. p.8 – 18.
JELIN, Elizabeth. Los trabajos de la memória. Lima: IEP, 2012.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1995.
LE GOFF, Jacques. A História Nova. Tradução Eduardo Brandão. S. P.: Martins Fontes, 1993.
LOWY, Michael. Método Dialético e Teoria Política. Tradução de Reginaldo Di Piero. 4 ed. R.J.: Paz e Terra, 1989.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec, 1999.
_________ Manifesto do Partido Comunista. Petrópolis; Vozes, 1997.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
MAZZUCCHELLI, Frederico. A contradição em processo: o capitalismo e suas crises. São Paulo: Brasiliense, 1985.
MILLS, Charles Wright. Apêndice: Do artesanato intelectual. In: _____A imaginação sociológica. 6ª edição. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. p.211-243
MORAES, Maria Célia M. de. Pontos de investigação, teoria e método em uma pesquisa histórica em educação. Revista Educação & Sociedade, Papyrus/Cedes. Campinas, S.P., ano XVII, n.65, p. 263-281, ago., 1996.
NOMA, Amélia Kimiko; KOEPSEL, Eliana Cláudia Navarro; CHILANTE, Edineia Fátima Navarro. Trabalho e educação em documentos de políticas educacionais. In: Revista HISTEDBR online, Campinas, número especial, p. 65-82, ago. 2010.
OLIVEIRA, Paulo de Salles. Metodologia das Ciências Humanas (org.). S.P.: Hucitec/UNESP,1998.
PAULO NETTO, José. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011. Disponível em: <http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/introducao-aos-estudos-do-metodo-de-marx-j-p-netto.pdf>Acesso em: 30/05/2019.
SCHAFF, Adam. História e Verdade. Tradução Maria Paula Duarte. 5 ed. S.P.: Martins Fontes, 1991.
SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. In: Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul./dez. 2005.
TONET, Ivo. Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.
WARDE, Mirian Jorge. Contribuições da História para a Educação. Revista Em Aberto, Brasília: DF, v.9, n.47, p.3-11, 1990.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Trabalho Necessário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.