A ECONOMIA E A EDUCAÇÃO SEGUNDO EUVALDO LODI
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.5i5.p4624Resumo
O período compreendido entre 1930 e 1954 - conhecido como a “Era Vargas” - é, sem dúvida, um período de grande importância para a construção do país em que vivemos hoje. É nesse contexto que a educação nacional, entendida aqui como uma superestrutura, acompanhando as determinações fundamentais da formação social brasileira “começa a ser reconhecida, inclusive no plano institucional, como uma questão nacional”, posto que somente no contexto da Era Vargas, o Brasil passa a efetivamente “enfrentar os problemas próprios de uma sociedade burguesa moderna” (Saviani, 1997, p.6). Em outras palavras, as transformações no modo de produção acabam por transformar todo o edifício social, inclusive a educação.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2007-12-14
Edição
Seção
Memória e Documentos
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Compartilha Igual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Como Citar
RODRIGUES, José. A ECONOMIA E A EDUCAÇÃO SEGUNDO EUVALDO LODI. Revista Trabalho Necessário, [S. l.], v. 5, n. 5, 2007. DOI: 10.22409/tn.5i5.p4624. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4624. Acesso em: 12 set. 2026.

