MODOS DE PRODUZIR A EXISTÊNCIA NA AMAZÔNIA: LUTAS, CONQUISTAS E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46274

Palavras-chave:

Território, Modos de produção, Luta, Amazônia

Resumo

Nas disputas entre capital e trabalho, manifestam-se, nos diversos territórios amazônicos, processos intensos de exploração de recursos minero-energéticos, invasão de terras para o agronegócio, monocultivo e criação de animais com o objetivo de atender os interesses do mercado.  A fim de o capital se expandir, acumular e concentrar cada vez mais, as ações predatórias visam homogeneização de identidades culturais e, para tentar impedir as lutas de resistência, buscam o silêncio dos povos e comunidades tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

PADINHA, M. R. Grandes objetos na Amazônia: das velhas lógicas hegemônicas às novas centralidades insurgentes, os impactos da Hidrelétrica de Belo Monte às escalas da vida. 2017. 444f. 2017. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente.

RODRIGUES, D. do S. Saberes sociais e luta de classes: um estudo a partir da colônia de pescadores artesanais Z-16 Cametá/ Pará. 2012. 337f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém.

SOUZA, W. K. do A. Trabalho-Educação, Economia e Cultura em Povos e Comunidades Tradicionais: A (Re)Afirmação de Modos de Vida como Forma de Resistência. 2020. 222f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense. Niterói.

Downloads

Publicado

2020-09-23

Como Citar

Mourão, A. R., Rodrigues, D. do S., & Mendes, O. da C. (2020). MODOS DE PRODUZIR A EXISTÊNCIA NA AMAZÔNIA: LUTAS, CONQUISTAS E DESAFIOS. Revista Trabalho Necessário, 18(37), 5-16. https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46274