v. 18 n. 37 (2020): Trabalho, cultura e políticas educacionais na Amazônia

					Visualizar v. 18 n. 37 (2020): Trabalho, cultura e políticas educacionais na Amazônia

Publicada: 25/09/2020

Publicado: 2020-09-25

Edição completa

Expediente

  • Expediente

    - - (Autor)
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46271

Editorial

  • PANDEMIAS, PANDEMÔNIOS E LUTAS ENTRE CAPITAL E TRABALHO NA AMAZÔNIA

    Lia Tiriba, Maria Cristina Paulo Rodrigues, José Luiz Cordeiro Antunes (Autor)
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46273

Apresentação

  • MODOS DE PRODUZIR A EXISTÊNCIA NA AMAZÔNIA: LUTAS, CONQUISTAS E DESAFIOS

    Arminda Rachel Mourão, Doriedson do Socorro Rodrigues, Odete da Cruz Mendes (Autor)
    5-16
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46274

Entrevista

  • MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS (MAB): “DEFENDER A AMAZÔNIA É DEFENDER A VIDA”

    Mahalia Aquino, William Kennedy do Amaral Souza (Autor)
    276-295
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46289

Ensaio

  • TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO DA VIDA EM IMAGENS: SABERES DO TRABALHO DA PESCA EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS

    Osvaldo Luís Martins de Castro, Doriedson do Socorro Rodrigues (Autor)
    261-275
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46288

Teses e Dissertações

  • A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DA CASA FAMILIAR RURAL DE GURUPÁ/PA

    Ana Maria Raiol da Costa (Autor)
    296-300
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46290
  • ATUAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA NA PRELAZIA DE CAMETÁ: O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO POPULAR NO PERÍODO DE 1980 A 1999.

    José Rivaldo Arnaud Lisboa (Autor)
    301-305
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46292

Artigos - Outras Temáticas

  • A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO A PARTIR DA ONTOLOGIA MARXIANA: APONTAMENTOS AOS SEUS FUNDAMENTOS

    George Amaral, Anderson Deo (Autor)
    327-350
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46295
  • LA FORMATION PROFESSIONNELLE EN FRANCE: ASPECTS HISTORIQUES, CHOIX POLITIQUES, TRADUCTIONS JURIDIQUES ET METHODOLOGIQUES

    Catherine Guillaumin (Autor)
    351-364
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46296
  • RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS: GÊNESE E REPERCUSSÕES SOBRE O TRABALHO E A CARREIRA DOCENTES

    Ecléa Vanessa Canei Baccin, Eneida Oto Shiroma (Autor)
    365-389
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46297
  • REFORMISMO E EDUCAÇÃO: A ESCALADA ULTRALIBERAL BRASILEIRA E SUAS REPERCUSSÕES EDUCATIVAS

    Victor Leandro da Silva (Autor)
    390-403
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46298
  • FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES À GARANTIA DO DIREITO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

    Eraldo Souza do Carmo (Autor)
    404-428
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46299

Memória e Documentos

  • PROJETO RONDON: RELAÇÕES ENTRE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE

    Francisco José da Silveira Lobo Neto (Autor)
    306-326
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46294

Homenagens

  • O PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO NA FORMAÇÃO HUMANA: UNA SPACCATURA STORICA

    Paolo Nosella (Autor)
    17-38
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46275
  • PAOLO NOSELLA: UM HEREGE NO CAMPO TRABALHO E EDUCAÇÃO?

    Ronaldo Marcos de Lima Araújo, Luciane Teixeira da Silva (Autor)
    39-46
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46276

Artigos do Número Temático

  • SOLIDARIDAD “ECONÓMICA” Y DESCOLONIALIDAD DEL PODER: UN DIÁLOGO CON LAS VISIONES “INDÍGENA”, MARXISTA Y FEMINISTA

    Boris Marañón-Pimentel (Autor)
    47-70
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46277
  • A TERRA EM PANDEMIA: POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS E SUAS (DERRADEIRAS?) INFÂNCIAS

    Lea Tiriba, Christiana C Profice, Miguel T Schlesinger (Autor)
    71-93
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46278
  • A MATERIALIDADE DO TRABALHO EM TERRITÓRIOS DAS ÁGUAS, TERRAS E FLORESTAS DA AMAZÔNIA

    Arminda Rachel Botelho Mourão, Iraci Carvalho Uchôa, Heloísa da Silva Borges (Autor)
    94-114
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46279
  • HISTÓRIA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO DOS REMANESCENTES QUILOMBOLAS DE BOA ESPERANÇA - PARÁ

    Benedita Celeste de Moraes Pinto, Vilma Aparecida de Pinho, Beleni Saléte Grando (Autor)
    115-138
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46280
  • POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CAMPO: PRÁTICA DE RESISTÊNCIA NA AMAZÔNIA

    Hellen do Socorro de Araújo Silva, Carlos Nazareno Ferreira Borges, Maria do Socorro Dias Pinheiro (Autor)
    139-162
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46281
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS, TRABALHO DOCENTE E TEMPOS/ESPAÇOS DE APRENDIZAGENS NA AMAZÔNIA

    Maria Sueli Corrêa dos Prazeres, Ilda Gonçalves Batista (Autor)
    163-189
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46282
  • MOVIMENTO SOCIAL E A EDUCAÇÃO: O ENSINO MÉDIO NA ESCOLA CRESCENDO NA PRÁTICA

    Larissa de Nazaré Carvalho de Aviz (Autor)
    190-215
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46283
  • A PARTICIPAÇÃO DA MULHER TRABALHADORA COMO ASSOCIADA NO STTR/CAMETÁ E A SUA CONSTITUIÇÃO COMO SER POLÍTICO

    Eleuza de Souza, Maria Edilene da Silva Ribeiro, Odete da Cruz Mendes (Autor)
    216-239
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46285
  • PESQUISAS SOBRE COMUNIDADES TRADICIONAIS EM MATO GROSSO: A “UNIDADE DO DIVERSO”

    Ana Paula Bistaffa de Monlevade, Janaina Santana da Costa, Cristiano Apolucena Cabral (Autor)
    240-260
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46286

Lista de Pareceristas

  • LISTA DE PARECERISTAS (COMITÊ CIENTÍFICO) E PARECERISTAS AD HOC - 2020

    - - (Autor)
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46272