O PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO NA FORMAÇÃO HUMANA: UNA SPACCATURA STORICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46275

Palavras-chave:

Princípio educativo do trabalho, Antônio Gramsci, Pier Paolo Pasolini

Resumo

O texto comprova a afirmação de Pasolini: “A ‘esquerda’ é objetivamente dividida por uma grande spaccatura [divisão] histórica que separa os defensores da cultura humanista dos defensores da subcultura tecnológica”. Pasolini traduz a proposta de Gramsci para o contexto social da segunda metade do século XX, afirmando que só uma “cultura extrema” libertará o proletariado (o lumpemproletariado, os subalternos, o povaréu, a ralé) de sua “extrema” opressão. O trabalho como princípio educativo refere-se à história em movimento, articulando dois lados complementares: o econômico e o político.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

Nosella, P. (2020). O PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO NA FORMAÇÃO HUMANA: UNA SPACCATURA STORICA. Revista Trabalho Necessário, 18(37), 17-38. https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46275