O PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO NA FORMAÇÃO HUMANA: UNA SPACCATURA STORICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46275Palavras-chave:
Princípio educativo do trabalho, Antônio Gramsci, Pier Paolo PasoliniResumo
O texto comprova a afirmação de Pasolini: “A ‘esquerda’ é objetivamente dividida por uma grande spaccatura [divisão] histórica que separa os defensores da cultura humanista dos defensores da subcultura tecnológica”. Pasolini traduz a proposta de Gramsci para o contexto social da segunda metade do século XX, afirmando que só uma “cultura extrema” libertará o proletariado (o lumpemproletariado, os subalternos, o povaréu, a ralé) de sua “extrema” opressão. O trabalho como princípio educativo refere-se à história em movimento, articulando dois lados complementares: o econômico e o político.
Downloads
Referências
BALDACCI, M. La scuola come antítese. In: Articolo 33. Universidade Roma 33. Roma, maio, 2019.
COSPITO, G.. Introduzione a Gramsci. Edição Il Melângolo, Genova, 2015.
ENGELS, Friedrich. Apud, Bittar, Marisa e Ferreira Jr. Amarílio, A Educação Soviética, mimeo, São Carlos, UFSCar, 2020, 191.
FROSINI, F. L’ereditá culturale dell’opera di Antonio Gramsci. In: Envoi Gramsci, cultura filosofia e humanismo. Editore Campanotto, Pasian di Prato, Udine, 2017.
GHETTI, N. La cartolina di Gramsci. A Mosca tra politica e amori, 1922-1924. Donzelli Editore, Roma, 2016.
_____________. Gramsci nel cieco carcere degli eretici. Edizioni L’asino d”oro. Roma, 2014.
GRAMSCI, A. La costruzione del partito comunista 1923-1926. Giulio Einaudi Editore. Torino, 1974.
_____________. Quaderi del cárcere - II. Edição crítica de Valentino Gerratana. Einaudi Editore, Torino, 1975.
_____________. Quaderni del cárcere. 1 Quaderni di traduzioni (1929-1932) **. Edizioni Nazionali, Istituto della Enciclopedia Italiana – Treccani- 2007.
LÊNIN, V.l. As tarefas das uniões da juventude. In: Obras escolhidas. São Paulo: Editora Alfa-Omega, t. 3, 1980.
LUNATCHARSKI, A. Lénine tel qu’il fut. Moscou: Editions de l’Agence de Presse Novosti, 1981.
MANACORDA, M. A. Mario Alighiero Manacorda, aos educadores brasileiros. 1DVD. Unicamp/Histedbr, Campinas, 2007.
_____________. História da Educação-da antiguidade aos nossos dias. Cortez Editora, 13ª edição. São Paulo, 2010.
MARTINS, J. In: Paolo Nosella & Ester Buffa. Entrevistas com a educação brasileira. Alínea Editora, Campinas, S.P., 2019.
META, C. La formazione dell’uomo. In: Artícolo 33. Universidade Roma3. Roma, maio, 2019.
_____________. La formazione dell’uomo e il ‘pragmatismo’ no pensamento de Gramsci. In: Domande dal presente, a cura de Lea Duarte e Guido Liguori, Carocci Editore, Roma, 2012.
PASOLINI, P. P.. Entrevista Botta e risposta sui fatti che scottano. Saggi sulla política e sulla societá. Arnoldo Mondadori Editore. I Meridiani. 6ª edição, Milano, 2012.
_____________. Tutte le poesie. Tomo I. Le ceneri di Gramsci. Arnoldo Mondadori Editore, I Meridiani, II edizione. Milano, 2009.
DA SILVA, T T. (Org.). Trabalho, educação e prática sociual – por uma teoria da formação humana. Artes Médicas, Porto Alegre, 1991.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.