INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO IFES: LIMITES E POSSIBILIDADES DA PESQUISA-AÇÃO

Autores

  • Marcelo Lima
  • Renan Sperandio
  • Samanta Maciel
  • Zilka Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.16i29.p4649

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, pesquisa-ação, rede federal.

Resumo

Neste trabalho, foi analisado a pesquisa-ação no contexto da integração curricular do ensino médio à educação profissional na Rede Federal. Identificou-se a emergência de uma “resistência muda” dos sujeitos envolvidos que por meio de discursos e práticas destoantes apoiaram, mas também boicotaram a pesquisaação, resultando na descontinuidade da mobilização e do envolvimento dos grupos focais. De todo modo, houve êxito no campo do diagnóstico e da formação docente e os resultados futuros são promissores para os objetivos do estudo.

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Publicado

2018-06-13

Como Citar

Lima, M., Sperandio, R., Maciel, S., & Teixeira, Z. (2018). INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO IFES: LIMITES E POSSIBILIDADES DA PESQUISA-AÇÃO. Revista Trabalho Necessário, 16(29), 192-217. https://doi.org/10.22409/tn.16i29.p4649

Edição

Seção

Artigos do Número Temático