TEMPO POLÍTICO, NOVO ENSINO MÉDIO E CONHECIMENTO

Autores

  • Henrique da Silva Lourenço Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.47163

Resumo

O texto explora o movimento reformista e o lugar do conhecimento no Novo Ensino Médio. A partir de documentos da Fundação Lemann, ANPEd, CONSED e outros, apresenta inferências derivadas da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e do Ciclo de Políticas (BALL e BOWE, 1992). Tais inferências relacionam-se a três categorias: nova Filantropia e o aluno desejado, teor super prescritivo e foco na vida cotidiana do aluno. Os resultados indicam uma instrumentalização do currículo e um esvaziamento de sua dimensão processual, bem como uma hipervalorizarão da prática como elemento curricular.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular; Ensino Médio; Currículo; Conhecimento.

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Biografia do Autor

Henrique da Silva Lourenço, Universidade Paulista

Mestre em Educação. Pesquisa políticas curriculares, conhecimento, Ensino Médio e direito a educação.

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

Lourenço, H. da S. (2021). TEMPO POLÍTICO, NOVO ENSINO MÉDIO E CONHECIMENTO. Revista Trabalho Necessário, 19(39), 211-235. https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.47163