ESTRUTURA CURRICULAR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.47176

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender como o Estado do Pará estruturou o Currículo do Ensino Médio a partir da publicação das DCNEM - O estudo foi realizado por meio de pesquisa documental, com base nas Resoluções 761/1998, 078/2009, 191/2011 e demais documentos oficiais publicados pelo Conselho Estadual de Educação do Pará - CEE/PA. Os dados coletados revelam que devido à diversidade regional, infraestrutura escolar precária e falta de professores qualificados, a Lei no 13.415/17 ainda não foi implementada.

Palavras-Chave: Ensino Médio; Políticas Públicas; Organização Escolar.

 

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Biografia do Autor

Marinete Costa de Lima, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ - SEDUC

Mestra em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará, com a linha de Pesquisa: História, Política e Gestão Educacional na Amazônia. Pós-Graduada em Latu Sensu em Gestão Escolar, pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2002). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Santarém - ILES/ULBRA (1997). Atuou como professora da Educação Básica/SEDUC/PA no período de 1986 a 2012. É Especialista em Educação/SEDUC-PA ? sob a jurisdição da 5ª Unidade Regional de Educação - Santarém-Pa. Possui experiência em Gestão Escolar e coordenação pedagógica, com atuação na rede estadual de ensino do estado do Pará. Atuou como Gestora da 5ª Unidade Regional de Educação ? Santarém/Pa e Gestora da 15ª Unidade Regional de Educação ? Conceição do Araguaia/Pa. Possui experiência docente na Educação Básica na rede estadual de ensino do Pará (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos ? EJA). Atuou como docente do Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES desde 02/02/2009 até 12/09/2018. Atuou como Coordenação do Curso de Pedagogia/IESPES no período 01/08/2015 a 31/07/2018. Coordenou o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Pedagogia. Fez parte da equipe do Núcleo de Apoio Acadêmico e Pedagógico-NAAP/Iespes. Coordenou o Projeto de Extensão: ABC Brincando no Hospital Regional do Baixo Amazonas, no período de 2013 a 2016 (Projeto de sua autoria). Coordenou o Projeto: Educação Ambiental para o Exercício da Cidadania (CDP/IESPES/SEMED) no período de 01/02/2016 a 12/09/2018. Atuou como Pedagoga no Núcleo Pedagógico do Centro de Educação de Jovens e Adultos ? CEEJA/Santarém-Pa e atualmente coordena o setor de lotação da 5ª Unidade Regional de Educação - 5ª URE/SEDUC/Santarém

Maria de Fátima Matos de Souza, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação Escolar, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (PPGE/UNESP); professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), pertencente ao quadro de professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica e do Doutorado em Educação na Amazônia – Rede Educanorte.

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Publicado

2021-11-12

Como Citar

Costa de Lima, M., & Matos de Souza, M. de F. (2021). ESTRUTURA CURRICULAR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARÁ . Revista Trabalho Necessário, 19(40), 465-492. https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.47176