A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA NO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Natália Silva Pereira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.47349

Resumo

Neste trabalho buscaremos explicitar o incipiente processo de construção e regulamentação da Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular na rede estadual do Rio de Janeiro. Assim como, demonstrar o processo de reformulação administrativa e pedagógica, em curso há mais de 10 anos no Ensino Médio do Rio de Janeiro. Para tanto, partiremos do materialismo histórico-dialético por entender que esse processo deve ser compreendido, a partir do âmbito concreto da realidade educacional, inserida numa totalidade de múltiplas determinações.
Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio, Rede Estadual do Rio de Janeiro, Privatização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Silva Pereira, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação na Universidade Federal Fluminense. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora Substituta da disciplina Organização da Educação no Brasil na Faculdade de Educação na Universidade Federal Fluminense. Professora de Sociologia na rede estadual do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2021-05-27

Como Citar

Pereira, N. S. (2021). A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA NO RIO DE JANEIRO. Revista Trabalho Necessário, 19(39), 136-162. https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.47349