A PRECARIEDADE EM CASCATA: O PROVIMENTO DO CARGO DOS SUPERVISORES DE ENSINO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Selma Venco Docente Faculdade de Educação Unicamp
  • Beatriz Garcia Sanchez Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.47765

Resumo

O presente artigo debate as formas de provimento do cargo de supervisor de ensino adotadas pelo governo paulista. A pesquisa, de caráter documental, aponta a presença do conceito aqui forjado como “precariedade em cascata”, uma vez que o cargo de supervisor de ensino passa a ser ocupado por profissional designado, um diretor de escola ou professor titular de cargo que, por sua vez, tem seu cargo atribuído a um professor concursado. Face à escassez de concursos públicos no estado, sobretudo para professores, finda por desaguar na contratação massiva de docentes em caráter temporário.
Palavra-chave: Supervisor de ensino; política educacional; Relações de trabalho; precariedade.

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Biografia do Autor

Selma Venco, Docente Faculdade de Educação Unicamp

Socióloga, doutora em educação e pós-doutora em sociologia do trabalho pela Université de Paris X – Nanterre. Docente da Faculdade de Educação da Unicamp, pesquisadora associada do Centre des Recherches Sociologiques et Politiques de Paris (CRESPPA) e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política (GREPPE)

Beatriz Garcia Sanchez, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Hsitoriadora, mestre em educação e supervisora de ensino na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

Venco, S., & Garcia Sanchez, B. (2021). A PRECARIEDADE EM CASCATA: O PROVIMENTO DO CARGO DOS SUPERVISORES DE ENSINO NO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Trabalho Necessário, 19(39), 260-286. https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.47765