ENTREVISTA COM LUÍS ANTONIO GROPPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.49540

Resumo

A Trabalho Necessário traz uma entrevista com um jovem pesquisador da Universidade Federal de Alfenas. Professor do curso de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade, Luís Antonio Groppo coordena uma pesquisa nacional, que articula pesquisadores de 12 instituições de ensino superior, sobre as ocupações secundaristas no Brasil em 2015 e 2016, que foram as primeiras e mais fortes ações de resistência à reforma do ensino médio que ora ganha materialidade nas unidades federativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação. Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio

Ronaldo Lima, Universidade Federal do Pará

RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO, Pedagogo, especialista em docência do ensino superior pela UFPA, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP, Doutor em Educação pela UFMG, com Pós-Doutoramento no PPFH-UERJ. Atualmente é Professor Titular do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA atuando como professor da graduação e da pós-graduação ? mestrado e doutorado. Na UFPA coordena o GEPTE ? Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação. Mantem produção bibliográfica regular focando principalmente na área de Trabalho e Educação e, em particular, no ensino médio e na educação profissional. Tem experiência de orientação de dissertações/teses de mestrado e doutorado, trabalhos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e monografias de cursos de especialização. Coordenou vários projetos de pesquisa com financiamento externo. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA em três gestões e o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, sendo eleito vice-coordenador do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação, Coordenador do GT de Trabalho e Educação da ANPED, Diretor de Qualificação da Escola de Governo do Pará, Diretor de Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria de Educação do Pará, membro do Conselho Estadual de Educação e membro da Comissão da Area de Educação junto a CAPES. Atualmente é Diretor-Geral do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica. É associado da ANPED, da ANPAE e da SBPC. Bolsista Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2021-05-27 — Atualizado em 2021-06-16

Versões

Como Citar

Ribeiro da Silva, M. ., & Lima, R. (2021). ENTREVISTA COM LUÍS ANTONIO GROPPO. Revista Trabalho Necessário, 19(39), 287-305. https://doi.org/10.22409/tn.v19i39.49540 (Original work published 27º de maio de 2021)