A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO PRECARIADO E O PARADIGMA DA DIGNIDADE PROVISÓRIA

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50844

Resumo

Este artigo propõe estudar os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos através dos dados dos inscritos e inscritas no Encceja. Parte-se do conceito de precariado, para compreender e ampliar a realidade da classe trabalhadora em tempos de capitalismo flexível, de precarização acentuada e retirada de direitos em todos os aspectos da vida cotidiana dos educandos e educandas da EJA. Estes, ao procurarem o exame para certificação de escolaridade, buscam uma determinada dignidade que se torna cada vez mais provisória, intermitente e inatingível.
Palavra-chave: Educação de Jovens e Adultos; Precariado; Dignidade; Trabalho

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Biografia do Autor

Caio Vinicius de Castro Gerbelli, Instituto Federal de São Paulo

Professor de História na Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de Santo André/SP, Bacharel, licenciado e mestre em História pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Atualmente curso a  Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos- Proeja pelo Instituto Federal de São Paulo - IFSP

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Publicado

2021-11-12

Como Citar

Gerbelli, C. V. de C. (2021). A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO PRECARIADO E O PARADIGMA DA DIGNIDADE PROVISÓRIA. Revista Trabalho Necessário, 19(40), 124-147. https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50844