A RELAÇÃO PÚBLICO E PRIVADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.52966

Resumo

Este artigo apresenta uma análise crítica sobre o processo de privatização da educação básica brasileira nas últimas três décadas. São mudanças que redefiniram a função e o papel do Estado quanto a oferta e garantia da educação pública e a participação do setor privado na educação. Nesse sentido, questionamos: quais são as novas formas de privatização da educação pública brasileira nas últimas décadas e como se relacionam com os fundamentos da política no capitalismo? E, de que modo podemos defender uma educação para a classe trabalhadora sem a influência dos interesses privados? A análise crítica permitiu concluir que os novos processos de privatização reforçam a necessidade cada vez mais urgente de lutarmos por uma educação que de fato atenda aos interesses da classe trabalhadora.

Palavra-chave: Educação básica. Estado. Privatização. Público-privado.

 

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Biografia do Autor

Marta Rosani Taras Vaz, Universidade Estadual do Centro Oeste

Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Mestre em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Professora do Departamento de Pedagogia da Unicentro – Irati.

Rafael Gomes Cavalcante, Universidade Estadual do Centro Oeste

Doutorando em Educação na Linha de Políticas Educacionais, História e Organização da Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Atualmente é professor colaborador no Departamento de Pedagogia da Unicentro, campus de Irati. Possui experiências nas disciplinas de Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, História da Educação, Políticas Educacionais, Estágio Obrigatório Curricular, e Pesquisa em Educação. É membro do Grupo de Estudos em trabalho, história e Educação - GETHE. Principais temas de estudos, pesquisas e orientações: Capital, trabalho e Educação; História da Educação; Políticas Educacionais, Direito à Educação e Neoliberalismo; Pedagogia Socialista; Fundamentos da Educação.

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Publicado

2022-07-22

Como Citar

Taras Vaz, M. R., & Gomes Cavalcante, R. (2022). A RELAÇÃO PÚBLICO E PRIVADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA. Revista Trabalho Necessário, 20(42). https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.52966