ANÁLISE DA AGENDA 2030: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA CAPTURA DO FUNDO PÚBLICO

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53528

Resumo

Este artigo analisa a Agenda 2030, discutindo os interesses e a crescente ingerência de organizações privadas na educação pública. Destaca a centralidade das contrarreformas para que o capital atinja seus objetivos atuando junto ao Estado educador. A pesquisa, de natureza documental, aborda a reconfiguração do Estado na condução das políticas sociais no contexto de crise do capital. Nesse processo, o fundo público assume um papel estratégico para a acumulação capitalista como mecanismo para contra-arrestar a queda da taxa de lucro.

Palavra-chave: Política educacional; Fundo público; Estado; Agenda 2030; capital.

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Biografia do Autor

  • Patrícia de Souza, UFSC

    Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

  • Eneida Oto Shiroma, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho (Gepeto). Bolsista PQ do CNPq.

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Publicado

2022-07-22

Como Citar

ANÁLISE DA AGENDA 2030: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA CAPTURA DO FUNDO PÚBLICO: . (2022). Revista Trabalho Necessário, 20(42), 01-26. https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53528