ANÁLISE DA AGENDA 2030: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA CAPTURA DO FUNDO PÚBLICO

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https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53528

Résumé

Este artigo analisa a Agenda 2030, discutindo os interesses e a crescente ingerência de organizações privadas na educação pública. Destaca a centralidade das contrarreformas para que o capital atinja seus objetivos atuando junto ao Estado educador. A pesquisa, de natureza documental, aborda a reconfiguração do Estado na condução das políticas sociais no contexto de crise do capital. Nesse processo, o fundo público assume um papel estratégico para a acumulação capitalista como mecanismo para contra-arrestar a queda da taxa de lucro.

Palavra-chave: Política educacional; Fundo público; Estado; Agenda 2030; capital.

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Bibliographies de l'auteur

Patrícia de Souza, UFSC

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

Eneida Oto Shiroma, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho (Gepeto). Bolsista PQ do CNPq.

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Publiée

2022-07-22