O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E SEUS AGENTES: O EMPRESARIADO EDUCACIONAL DO TEMPO PRESENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54290

Resumo

O artigo aborda o conceito de empresariado educacional construído a partir de pesquisa de cunho documental-bibliográfico. Demonstramos que o conceito apresenta uma carga explicativa que transcende a mera compreensão de um “conjunto de empresários”, clareando a complexidade e a necessidade da luta organizada contra a hegemonia desse grupo na educação. Abordamos sua trajetória em geral e na educação ao longo do século XX, pontuando as diferenças para seu modelo atual e mostramos que a tragédia genocida agravada pelo governo atual lhe oferece uma nova oportunidade de fortalecimento político.

Palavra-chave: Empresariado; Empresariamento da educação de novo tipo; Política educacional

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Biografia do Autor

Maria Carolina de Pires Andrade, Ufrj

Maria Carolina de Andrade é doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora da rede privada de Educação Básica.

Vânia Cardoso da Motta , Universidade Federal do Rio de Janeiro

doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e docente na Faculdade de Educação da mesma universidade

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Publicado

2022-07-22

Como Citar

Pires de Andrade, M. C., & Cardoso da Motta , V. . (2022). O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E SEUS AGENTES: O EMPRESARIADO EDUCACIONAL DO TEMPO PRESENTE. Revista Trabalho Necessário, 20(42), 01-27. https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54290