O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E SEUS AGENTES: O EMPRESARIADO EDUCACIONAL DO TEMPO PRESENTE
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54290Résumé
O artigo aborda o conceito de empresariado educacional construído a partir de pesquisa de cunho documental-bibliográfico. Demonstramos que o conceito apresenta uma carga explicativa que transcende a mera compreensão de um “conjunto de empresários”, clareando a complexidade e a necessidade da luta organizada contra a hegemonia desse grupo na educação. Abordamos sua trajetória em geral e na educação ao longo do século XX, pontuando as diferenças para seu modelo atual e mostramos que a tragédia genocida agravada pelo governo atual lhe oferece uma nova oportunidade de fortalecimento político.
Palavra-chave: Empresariado; Empresariamento da educação de novo tipo; Política educacional
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
ANDRADE, M. C. A Base Nacional Comum e o Novo Ensino Médio: expressões do empresariamento da educação de novo tipo em meio à crise orgânica do capitalismo brasileiro. 2020. 358.f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UFRJ, Rio de Janeiro.
BIANCHI, A. Hegemonia em construção: a trajetória do Pensamento Nacional das Bases Empresariais. São Paulo, Xamã, 2001.
BRASIL. Diário Oficial da União. Publicação de em 23 de março de 2017d. Disponível em: <https://www.jusbrasil.com.br/diarios/DOU/2017/03/23>. Acesso em 01 de outubro de 2018.
CASTELO, R. O Social-Liberalismo: uma ideologia neoliberal para a “questão social” no século XXI. 2011. 379f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – UFRJ, Rio de Janeiro.
COUTINHO, C. N. A época neoliberal: revolução passiva ou contrarreforma? Novos Rumos, Marília, Universidade Estadual Paulista, v.49, n.1, p.117-126, jan /jun. 2012.
CUNHA, L. A. Ensino profissional: O grande fracasso da ditadura. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 154, p. 912-933, out.-dez. 2014.
DINIZ, E. Empresariado industrial, representação de interesses e ação política: Trajetória histórica e novas configurações. Revista Política & Sociedade, v. 9, n. 17, p. 101-139, out. 2010.
FONTES, V. O Brasil e o capital imperialismo: teoria e história. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Educação básica no brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação e sociedade, vol. 24, n. 82, p. 93-130, 2003.
FUNDAÇÃO VANZOLINI. Trabalhos realizados. Disponível em: https://vanzolini.org.br/categoria-produto/realizacoes/. Acesso em 21 de abril de 2022.
GIFE. Movimento lança 5 bandeiras de atuação pela Educação brasileira. 2010. Disponível em: gife.org.br/movimento-lanca-5-bandeiras-de-atuacao-pela-educacao-brasileira. Acesso em 21 de junho de 2022.
GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere, volume 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere, volume 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
LEHER, R. A educação no governo Lula da Silva: a ruptura que não aconteceu. In: Os anos Lula: contribuições para um balanço crítico 2003-2010, p.369-411. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.
LEHER, R. Uma etapa crucial da contrarreforma. Disponível em: < https://diplomatique.org.br/uma-etapa-crucial-da-contrarreforma/>. Acesso em 03 de janeiro de 2022.
LIDE GLOBAL. Comitê de gestão. 2018. Disponível em: https://www.lideglobal.com/es/comite-de-gestao/. Acesso em 04 de janeiro de 2022.
MOTTA, V. C.; ANDRADE, M. C. O empresariamento da educação de novo tipo e suas dimensões. Revista Educação e Sociedade, 41, edição especial, 2020.
MOTTA, V. C. Da ideologia do capital humano à ideologia do capital social: as políticas de desenvolvimento do milênio e os novos mecanismos hegemônicos de educar o conformismo. 2007. 412f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – UFRJ, Rio de Janeiro.
RODRIGUES, J. O moderno príncipe industrial: o pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Indústria. Campinas: Autores Associados, 1998.
RODRIGUES, J. Os empresários e a educação superior. Campinas: Autores Associados, 2007.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Mantenedores e parceiros. 2018. Disponível em: < https://www.todospelaeducacao.org.br/pag/o-todos/>. Acesso em 04 de janeiro de 2022.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2022 Revista Trabalho Necessário
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.