TRATADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS TRINTA ANOS DEPOIS, HAVERÁ MAIS 30?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.55046

Resumo

O objetivo desse artigo consiste em fazer uma breve reflexão e teorização sobre o “Tratado de Educação Ambiental”. Na primeira parte é resgatado o contexto histórico-cultural de sua data de publicação na Rio-92. Depois, são analisados os desdobramentos do Tratado na sociedade, demonstrando como resultados as centenas de políticas públicas e de pesquisas e programas de formação no campo das pesquisas. Na terceira parte são analisadas as concepções teóricas relacionadas com o processo de construção desse documento. E no final, apresenta-se como esse “Tratado” ainda tem um papel fundamental na sociedade atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Aranda Stortti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor das disciplinas de ensino de Ciencias e biologia, educação ambiental da licenciatura em biologia e da pós-graduação em gestão ambiental e educação ambienatl. Pesquiso sobre formação de professores de biologia e de pedagogia, produção e avaliação de materiais pedagógicos e processos educativos em movimentos sociais

Michelle Sato, niversidade Federal de Mato Grosso

Pós-doutorado em Educação no Canadá (Montréal), na Espanha (Coruña) e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO-Brasil). Docente da Universidade Federal de Mato Grosso no Programa de Pós-Graduação em Educação. Grupo Pesquisador em Educação Ambiental.

Celso Sanchez, Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO-Brasil). Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (UNIRIO-Brasil).

Referências

HORKHEIMER, M. Filosofia e teoria crítica. In: HORKHEIMER, M. et al. Textos escolhidos: Benjamin, Horkheimer, Adorno, Habermas. São Paulo: Abril Cultural, 1983a.

HORKHEIMER, M. Teoria tradicional e teoria crítica. In: HORKHEIMER, M. et al. Textos escolhidos: Benjamin, Horkheimer, Adorno, Habermas. São Paulo: Abril Cultural, 1983b.

MOORE, J.. Anthropocene or Capitalocene? Nature, history, and the crisis of capitalism. Oakland: PM Press. 2016.

SATO, M. Aurora e crepúsculo do capitaloceno. In: SATO, M & DALLA-NORA, G. (Orgs). Turbilhão de ventanias e farrapos, entre brisas e esperançares. Cuiabá: Ed Sustentável, p. 9-18, 2021.

VIEZZER; M.; OVALES, O. Manual Latino-Americano de Educ-ação ambiental. São Paulo: Gaia, 1994.

Downloads

Publicado

2022-11-11

Como Citar

Stortti, M. A., Sato, M., & Sanchez, C. (2022). TRATADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS TRINTA ANOS DEPOIS, HAVERÁ MAIS 30?. Revista Trabalho Necessário, 20(43), 01-06. https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.55046