OFENSIVA ULTRALIBERAL E ULTRACONSERVADORA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E A LUTA PELO DIREITO A TER DIREITOS

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55296

Resumo

.O número 42 da Revista Trabalho Necessário é publicado em uma conjuntura de grande gravidade política e social no país, que expressa o avanço da estratégia ultraliberal e ultraconservadora frente às políticas sociais e a organização classista da extrema direita, via fascistização da sociedade. O empresariamento da educação, para os setores dominantes, além de representar a ação organizada de disputa do fundo público e incentivo à privatização no campo educacional pelos setores rentistas, também configura a destruição do projeto de escola pública forjado nas lutas sociais. Destacamos, por sua contribuição histórica a esse projeto de escola pública, a figura militante do educador socialista Florestan Fernandes, cujo aporte à leitura da particularidade do capitalismo dependente na formação social brasileira é irrefutável para a compreensão das contrarreformas também como marca do caráter não-clássico da revolução burguesa no Brasil.

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Biografia do Autor

Lia Tiriba, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação (IESAE- FGV) e doutorado em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid UCM/Espanha). Realizou estudos de Pós-Doutoramento na Universidade de Lisboa (UL), na área de Formação e Educação de Adultos. Entre 1990-2011 foi professora efetiva da Faculdade de Educação e, atualmente, professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação- Neddate (UFF), do qual foi coordenadora entre 2012 e 2016. Atualmente é editora da Revista Trabalho Necessário, é líder do grupo de pesquisa/CNPq Trabalho e educação - Neddade e participa da coordenação do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF/UERJ/FIOCRUZ). Investiga as relações históricas entre trabalho e educação, cultura do trabalho, produção associada, saberes do trabalho associado, economia popular, economia popular solidária, autogestão do trabalho e da vida social.

José Luiz Antunes, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), graduação em Pedagogia pela Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta (1981) e Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991). Atuou nos diferentes níveis/etapas/modalidades da educação básica. Atualmente é professor Aposentado (Adjunto II), da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, durante 25 anos, nos cursos de Pedagogia de Angra dos Reis, Niterói e do Curso de Graduação em Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura). Foi coordenador dos Cursos de Pós-graduação Lato-Sensu: Currículo e  os Profissionais da Escola, Educação Brasileira e Movimentos Sindicais, Diversidade Cultural e Interculturalidade: matrizes indígenas e Africanas na Educação Brasileira. Cursou seu doutoramento na Universidad Nacional de Buenos Aires. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação: Educação Profissional em diferentes contextos formativos. Como Membro do NEDDATE - Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação, participou como editor dos Boletins e Informativo NEDDATE, dos seminários e como pesquisador, levando-se em consideração a sua prática política, estudantil e sindical, vem se debruçando nas análises comparativas das ações educativas desenvolvidas pelos movimentos dos trabalhadores em Educação (SEPE, ANFOPE, Sindicato dos Professores, UPPE) no Rio de Janeiro e na Argentina (UTE, SADOP, SUTEBA e CTERA), se aproximando das discussões sobre Trabalho, Educação e Movimento Sindical Docente, como também dos movimentos sociais que lidam com a educação dos trabalhadores de jovens e adultos afro-descendentes, se aproximando das relações Trabalho, Educação e Relações Étnico-raciais. Além disto, tanto na área de ensino (Graduação e na Pós-graduação Lato-sensu), extensão e pesquisa, vem discutindo as Políticas Públicas, elaboradas pelas classes dirigentes e por setores da Sociedade Civil, para os sujeitos supra-citados. No campo político-administrativo já participou de diferentes gestões, quer seja na universidade, na ANFOPE, nos Sindicatos, na composição de comissões, organizador de eventos político-educativos, em comissões de atividades culturais, etc. Participou do Fórum Negros e Negras em Movimento de Angra dos Reis. Na EEAAC - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF lecionou Pesquisa e Prática de Ensino, coordenando o GETEPES - Grupo de Estudos sobre Trabalho, Educação e Práticas Educativas em Saúde. Se aproxima assim das discussões sobre Trabalho, Educação e Saúde. Coordenou na EEAAC o GETEPES (2005-2017), grupo inserido ao Neddate. Faz parte do Conselho Consultivo da BVS - Biblioteca Virtual de Saúde. Participou do PENESB – Programa de Educação do Negro na Sociedade Brasileira e no LABOEP – Laboratório de Educação Patrimonial. Se aproxima assim das discussões sobre Trabalho, Educação e Cultura. Hoje é um dos editores da Revista on line TrabalhoNecessário.

Jacqueline Botelho, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da UFF/Niterói. Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH/UERJ. Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora Permanente do NEDDATE/UFF. Coordenadora do NEPEC (ESS/UFF)

Regis Argüelles, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Políticas Públicas). Professor Adjunto de Ciência Política e Educação e Política da Educação no Brasil do Departamento de Fundamentos Pedagógicos da FEUFF (campus Gragoatá). É mestre em Educação pelo mesmo programa (2011). Pesquisador associado ao Laboratório de Investigação Estado, poder e escola (LIEPE/UFRRJ) e ao Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação (NEDDATE). Tem experiência de pesquisa na área de Políticas Educacionais, com ênfase na análise de políticas contemporâneas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar, história contemporânea da educação, empresariamento da educação, políticas para a escola pública, Estado e sistemas municipais de ensino, trabalho docente. 

Angela Rabello M. B. Tamberlini , Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora Associado IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Membro permanente do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho-Educação, Neddate. Editora adjunta da Revista Trabalho Necessário – TN 42.

William Kennedy do Amaral Souza, Instituto Federal de Rondônia

Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de pesquisa Trabalho e Educação. Membro do NEDDATE- Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação, da UFF. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na linha de pesquisa sobre Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Atualmente é professor efetivo no IFRO- Instituto Federal de Rondônia- campus Colorado do Oeste. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, produção associada, saberes e experiência, agricultura familiar, antropologia rural, antropologia do campesinato, antropologia dos povos tradicionais e dinâmicas sócio-religiosas.

Referências

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2002.

FRIGOTTO, G; RAMOS, M. Medida Provisória 746/2016: A contrarreforma do Ensino Médio do Golpe de Estado de 31 de agosto de 2016. Revista HISTEDBR. Campinas, nº 70, dez. 2016.

LEHER, R. Florestan Fernandes e a defesa da educação pública. Educ. Soc. 33 (121) Dez 2012. Disponível em < SciELO - Brasil - Florestan Fernandes e a defesa da educação pública Florestan Fernandes e a defesa da educação pública> Acesso em 15 de julho de 2022.

MACHEL, S. Estabelecer o Poder Popular para servir às massas. In: MANOEL, J; LANDI, G (orgs.). Revolução Africana: uma antologia do pensamento marxista. São Paulo, SP: Autonomia Literária, 2019.

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Publicado

2022-07-22

Como Citar

Tiriba, L. ., Antunes, J. L. ., Botelho, J., Argüelles, R. ., Rabello M. B. Tamberlini , A. ., & do Amaral Souza, W. K. . (2022). OFENSIVA ULTRALIBERAL E ULTRACONSERVADORA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E A LUTA PELO DIREITO A TER DIREITOS. Revista Trabalho Necessário, 20(42), 01-06. https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55296