CONTRIBUIÇÕES DE ALTHUSSER E FOUCAULT PARA OS ESTUDOS SOBRE MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57036

Resumo

Diante do contexto atual de militarização de escolas públicas no Brasil, o artigo revisa a teoria dos Aparelhos Ideológicos de Estado de Louis Althusser e a teoria do poder disciplinar de Michel Foucault. Indica que a utilização heurística e articulada de tais autores possibilita construir os fundamentos de uma dimensão repressivo-disciplinar da educação no capitalismo. Diante de tais diretrizes analíticas, espera-se contribuir ao estudo das práticas repressivas na/da educação e das dinâmicas de dominação política, reforçadas e rearticuladas em escolas que adotam o modelo militarizado.

Palavra-chave: Educação Básica; Militarização das Escolas Públicas; Aparelhos Ideológicos de Estado; Poder Disciplinar.

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Biografia do Autor

Alexandre Marinho Pimenta, Universidade de Brasília

Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UnB), na linha de pesquisa Educação, Ciência e Tecnologias. Atualmente é Professor de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (UnB), na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação. Integra o Núcleo de Estudos em Economia, Tecnologia e Sociedade - NETS e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre os Organismos Internacionais, Gestão e Políticas para Educação Básica - ÁGUIA. Tem interesse nos seguintes temas: educação, política, tecnologia e teoria social. 

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Publicado

2023-04-13

Como Citar

Marinho Pimenta, A. (2023). CONTRIBUIÇÕES DE ALTHUSSER E FOUCAULT PARA OS ESTUDOS SOBRE MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL. Revista Trabalho Necessário, 21(44), 01-24. https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57036