O EMPREENDEDORISMO COMO PROJETO DE VIDA JUVENIL NO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57385

Resumo

Este artigo aborda a reformulação curricular do ensino médio na rede estadual de educação do Rio de Janeiro, que funcionou como laboratório das matrizes curriculares defendidas pela classe empresarial, no momento que precedeu a recente contrarreforma da educação básica, iniciada no âmbito nacional em 2016. Através da pesquisa documental, analisa os elementos de atualização e refuncionalização ideológica, materializados na ênfase conferida às competências socioemocionais e ao empreendedorismo juvenil na legislação e nos documentos normativos de políticas públicas educacionais.

Palavras-chave: Contrarreforma do ensino médio; Juventude; Empreendedorismo

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Biografia do Autor

Carlos Soares Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ), Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e dos Programas de Pós-Graduação em Educação: Processos formativos e desigualdade sociais (FFP-UERJ) e em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ). Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ.

Michelle Paranhos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora da Rede Municipal de Nova Iguaçu.

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Publicado

2023-04-13

Como Citar

Barbosa, C. S., & Paranhos, M. (2023). O EMPREENDEDORISMO COMO PROJETO DE VIDA JUVENIL NO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO. Revista Trabalho Necessário, 21(44), 01-27. https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57385