A LUTA DOS TRABALHADORES PELO DIREITO À EDUCAÇÃO E À FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Carmen Sylvia Vidigal Moraes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57854

Resumo

Considerando a temática proposta, a partir de minha inserção acadêmica no campo de pesquisa das relações entre trabalho e educação e da atuação no movimento social, o artigo propõe contextualizar o desenvolvimento dessa práxis no âmbito das lutas do movimento popular e sindical, em São Paulo, pela efetivação do direito à educação e sua incidência na construção de políticas públicas de educação e formação profissional no país, entre os anos 1980 e 2000. O texto parte do pressuposto da indissociabilidade entre produção teórica e intervenção social, de sua unidade dialética, e tem como objetivo principal indicar a presença dos sujeitos sociais coletivos e sua atuação direta na construção histórica da educação brasileira.

Palavras chaves: trabalho e educação, educação profissional, política pública, movimentos sociais.

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Biografia do Autor

Carmen Sylvia Vidigal Moraes, Universidade de São Paulo

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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Publicado

2023-04-13

Como Citar

Vidigal Moraes, C. S. (2023). A LUTA DOS TRABALHADORES PELO DIREITO À EDUCAÇÃO E À FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Trabalho Necessário, 21(44), 01-38. https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57854