A LUTA DOS TRABALHADORES PELO DIREITO À EDUCAÇÃO E À FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57854Resumo
Considerando a temática proposta, a partir de minha inserção acadêmica no campo de pesquisa das relações entre trabalho e educação e da atuação no movimento social, o artigo propõe contextualizar o desenvolvimento dessa práxis no âmbito das lutas do movimento popular e sindical, em São Paulo, pela efetivação do direito à educação e sua incidência na construção de políticas públicas de educação e formação profissional no país, entre os anos 1980 e 2000. O texto parte do pressuposto da indissociabilidade entre produção teórica e intervenção social, de sua unidade dialética, e tem como objetivo principal indicar a presença dos sujeitos sociais coletivos e sua atuação direta na construção histórica da educação brasileira.
Palavras chaves: trabalho e educação, educação profissional, política pública, movimentos sociais.
Downloads
Referências
BEISIEGEL, C. Cultura do povo e educação popular. In: BARROS, G.N.M. (Org.). Celso de Rui Bieisiegel: professor, administrador e pesquisador. São Paulo: Edusp, 2009, p.55-69.
BENJAMIN, Walter. Écrits français. Paris: Galimart, 1991.
BIANCHI, A. Um sardo no mundo grande e terrível. In: Dossiê Gramsci, diálogos inéditos. Revista Cult, n.22, abril 2017.
DARDOT, P. e LAVAL, C. A nova razão do mundo. Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
DELUIZ, N. Projetos em disputa: empresários, trabalhadores e a Formação Profissional. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, n.1, p.113-127, fev/jul. 1997.
DESCENDRE, R., CIAVOLELLA et ZANCARINI, J-C (Coord.). Dossier Antonio Gramsci. Actuel Marx, n.57, premier semestre 2015. Paris. PUF.
FIDALGO, F., LOPES NETO, S. Certificação Educacional e Profissional: um campo em disputa. In: Anais do Seminário Nacional de Educação Profissional. Concepções, Experiências, Problemas e Propostas. MEC: Brasilia, 2003.
GIANOTTI, Vito. História das lutas dos trabalhadores no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad Editora e Núcleo Piratininga de Comunicação, 2007.
IIEP. Carta do Recife. Qualificação Profissional: entre o direito à educação e o mercado de trabalho. Recife-PE: IIEP, Secretaria da Educação e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município de Recife. Maio 2003.
IIEP. Seminário Internacional de Certificação Profissional. Relatório Final (projeto PNUD BRA/03/032). Realização: MEC; Sistematização: IIEP. Brasilia, 09 de novembro de 2005.
____. Como os trabalhadores serão beneficiados pela expansão da Rede Federal. A experiência inicial do PROEJA FIC em São Paulo. São Paulo: nov. 2009.
____. Políticas Públicas de Educação e Trabalho na perspectiva dos direitos sociais. São Paulo, Jan. 2011.
LIGUORI, G. Gramsci: Cultura e revolução. In: Dossiê Gramsci, diálogos inéditos. Revista Cult, n. 22, abril 2017.
LOPES NETO, S. Certificação Educacional e Profissional: um campo em disputa. Situando a discussão. Anais do Seminário Nacional de Educação Profissional. Concepções, Experiências, Problemas e Propostas. MEC: Brasilia, 2003.
MIRAUX, J. P. La autobiogafía. Las escrituras del yo. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 2005.
MORAES, C. S. V. (coord.) Diagnóstico da Formação Profissional. Ramo Metalúrgico. São Paulo: CNM/Rede Unitrabalho, 1999.
MORAES, C. S. V. O que há de novo na educação profissional no Brasil. Trabalho e Educação (NETE – UFMG), Belo Horizonte, V.08, jan.-jun., pag. 13-45, 2001.
MORAES, C. S. V; FIDALGO, Fernando; DELUIZ. Neise; LOPES NETO, Sebastião. Considerações sobre a organização de uma política nacional de certificação profissional (texto subsídio ao Seminário de Educação Profissional MEC/SEMTEC/ PROEP (Brasília, 16 a 18 de junho de 2003). IIEP e Núcleo de Estudos Trabalho e Educação/NETE.
MORAES, C. S. V.; LOPES NETO, S. A certificação de conhecimentos e saberes como parte do direito à educação e à formação (Construindo a Pedagogia do Trabalho, v.2). Brasília: MTE, SPPE, DEQ, 2005a.
MORAES, C. S. V.; LOPES NETO, S. Educação, formação profissional e certificação de conhecimentos: Considerações sobre uma política pública de certificação profissional. Educação e Sociedade, v.26, n.93, p.1435-1469, 2005b.
MORAES, C. S. V. Educação Permanente, Direito de Cidadania, Responsabilidade do Estado. Trabalho, Educação e Saúde, v.4, n.2, p.395-416, 2006.
MORAES, C. S. V. Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores de qualidade: regime de colaboração e sistema nacional de educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, jul.- set. 2013a, p. 979-1001.
MORAES, C. S.V. (org.). Educação de Trabalhadores por Trabalhadores. Educação de Jovens e Adultos e Formação Profissional. São Paulo: Editora Sociologia e Política, 2013b.
MORAES, C. S. V. O ensino médio e as comparações internacionais: Brasil, Inglaterra e Finlândia. Educação e Sociedade, v.38, n.139, p. 405-429, jun. 2017.
MORAES, C. S. V; BRAGA, E. dos S.; MENEZES, Roni C. D. de. Apresentação Dossiê: Memórias de processos de renovação pedagógica no Brasil: educação básica, formação de professores e pesquisa educacional na trajetória da Universidade de São Paulo. Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico Educativo, v. 7, 2022. Disponivel em:
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15167/10128.
TANGUY, L. L’introuvable relation formation/emploi. Um état derecherches en France. Paris: La Documentation Française, 1986.
TANGUY, L. JOBERT, A., MARRY, C. L’ Éducation et Travail en Grand-Bretagne, Allemagne et Italie. Paris: Armand Colin Éditeur, 1995.
TANGUY, L. Les Institus du Travail. La formation syndicale à l’université de 1955 á nos jours. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2006.
TREIN, E; CIAVATTA, M. O percurso teórico e empírico do GT Trabalho e Educação: uma análise para debate. In: Revista Brasileira de Educação, n.24, p. 140-164, set/dez. 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.