A ESCOLA LATINO-AMERICANA DE AGROECOLOGIA (ELAA) E A QUESTÃO CIENTÍFICO-TÉCNICA NAS RELAÇÕES DE DEPENDÊNCIA

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i47.59165

Resumo

O presente artigo discute a formação da Escola Latino-Americana de Agroecologia (ELAA), originária dos movimentos dos trabalhadores no campo, em uma perspectiva macrossocial. Argumentamos que a dinâmica pedagógica-laboral da ELAA ilustra tanto os avanços quanto os atuais limites das concepções científico-técnicas na expansão internacional do capitalismo. Assim, abordamos a temática a partir da teoria marxista da dependência, destacando o conflito entre a matriz primário-exportadora do empresariado e os projetos autônomos da classe trabalhadora no continente.

Palavra-chave: Escola Latino-Americana de Agroecologia; Teoria Marxista da Dependência; Ciência, Tecnologia & Sociedade.

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Biografia do Autor

Willian Lepinski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Willian Lepinski, Mestre em Tecnologia e Sociedade (UTFPR) e bacharel em Comércio Exterior (FESP). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pesquisador do grupo Ciências Humanas, Tecnologia e Sociedade (CHTS/UTFPR).m

 

Iuri Michelan Barcat, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Iuri Michelan Barcat, Mestre em Tecnologia e Sociedade (UTFPR) e graduado em Engenharia de Computação pela mesma instituição. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pesquisador do grupo Trabalho, Tecnologia e Capitalismo Digital (UTFPR). 

Mário Lopes Amorim, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mário Lopes Amorim, Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).Pesquisador dos grupos: Ciências Humanas, Tecnologia e Sociedade (CHTS/UTFPR); Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia (GETET/UTFPR). 

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Publicado

2024-02-22

Como Citar

Lepinski, W., Barcat, I. M. ., & Amorim, M. L. . (2024). A ESCOLA LATINO-AMERICANA DE AGROECOLOGIA (ELAA) E A QUESTÃO CIENTÍFICO-TÉCNICA NAS RELAÇÕES DE DEPENDÊNCIA. Revista Trabalho Necessário, 22(47), 01-24. https://doi.org/10.22409/tn.v21i47.59165