DO TRABALHO SOCIALMENTE NECESSÁRIO AO POLITECNISMO A PARTIR DE VIKTOR SHULGIN: FUNDAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA REVOLUCIONÁRIA
Resumo
O presente artigo busca adentrar no entendimento da relação trabalho/educação, tendo como referência básica a experiência russa ocorrida no início do século 20. O autor que serve de referência para o estudo é Viktor Shulgin, por ter sido quem se debruçou sobre o conceito de politecnismo, também referido pelo termo politecnia. O artigo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. Ao final, o estudo mostra que, para o autor, o trabalho é o aspecto dinamizador, tanto da forma como do conteúdo escolar. Exatamente por esse entendimento, no contexto da Rússia do início do século 20, Shulgin transita do conceito de Trabalho Socialmente Necessário para o de Politecnismo, o que se colocava como necessidade naquele momento histórico.
Palavras-chave: Trabalho; Educação; Politecnismo.
Downloads
Referências
CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte: UFMG, v. 23, nº 1, p. 187205, jan-abr 2014.
FÉLIX, Cláudio Eduardo. MOREIRA, Romilson do Carmo. SANTOS, Cláudio Rodrigues. Pistrak e o sistema do complexo na Escola do Trabalho. Práxis Educativa. Vitoria da Conquista, n. 3, p. 211-230, 2007.
FERRO, Marc. A Revolução Russa de 1917. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1967.
FREITAS, Luiz Carlos de. Prefácio. In: SHULGIN, Viktor Nikholaevich. Rumo ao Politecnismo (artigos e conferencias). São Paulo: Expressão Popular, 2013.
LEHER, Roberto. Um Novo Senhor da educação? A política educacional do Banco Mundial para a periferia do capitalismo. Revista Outubro, 3ª Ed. 2012. p. 19-30.
LEHER, Roberto. Atualidade da Política Pública Educacional e desafios da educação dos trabalhadores. In: PALUDO, Conceição (org.). Campo e cidade em busca de caminhos comuns. Pelotas: UFPel, 2014, p. 159-178.
MORENO, Nahuel. As Revoluções do Século XX. São Paulo: José Luiz e Rosa Sundermann, 2003.
PISTRAK. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo. 4. ed. São Paulo: Boitempo, 2005.
REIS FILHO, Daniel Aarão. A Revolução Russa 1917-1921. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.
SHULGIN, Viktor Nikholaevich. Rumo ao Politecnismo (artigos e conferencias).
São Paulo: Expressão Popular, 2013.
TRAGTENBERG, Mauricio. A Revolução Russa. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.