DO TRABALHO SOCIALMENTE NECESSÁRIO AO POLITECNISMO A PARTIR DE VIKTOR SHULGIN: FUNDAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA REVOLUCIONÁRIA

Auteurs

  • Leonardo Dorneles Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande
  • Conceição Paludo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Résumé

O presente artigo busca adentrar no entendimento da relação trabalho/educação, tendo como referência básica a experiência russa ocorrida no início do século 20. O autor que serve de referência para o estudo é Viktor Shulgin, por ter sido quem se debruçou sobre o conceito de politecnismo, também referido pelo termo politecnia. O artigo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. Ao final, o estudo mostra que, para o autor, o trabalho é o aspecto dinamizador, tanto da forma como do conteúdo escolar. Exatamente por esse entendimento, no contexto da Rússia do início do século 20, Shulgin transita do conceito de Trabalho Socialmente Necessário para o de Politecnismo, o que se colocava como necessidade naquele momento histórico.

Palavras-chave: Trabalho; Educação; Politecnismo.

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Bibliographies de l'auteur

Leonardo Dorneles Gonçalves , Universidade Federal do Rio Grande

Pedagogo. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - Brasil, com pesquisas no campo do Trabalho e Educação, especificamente as políticas públicas educativas no âmbito do Ensino Médio.

Conceição Paludo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e doutora em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Brasil. Coordena pesquisas ligadas aos temas da Educação do Campo, Educação e Trabalho, Educação Popular, Movimentos Sociais Populares e Escola Pública.

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Publiée

2023-08-23