TRABALHO E EDUCAÇÃO: INTERFACES ENTRE PROCESSOS EDUCATIVOS, SABERES SOCIOAMBIENTAIS E EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO DA COLETA DO AÇAÍ NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i46.59674Resumo
Trata-se de uma pesquisa que tem como fenômeno social de estudo, processos educativos e saberes socioambientais que se configuram, informam e/ou orientam experiências de trabalho da coleta do açaí, no nordeste da Amazônia paraense. A referida pesquisa integra a linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED-UEPA).
Trata-se de saberes socioambientais e processos educativos que sustentam relações não predatórias com a natureza e conformam modos de vida demarcados pela dualidade estrutural no processo de produção e reprodução à existência das lideranças na comunidade, que com o passar do tempo, essas práticas de trabalho realizadas pelos moradores passaram a incorporar novos processos educativos e saberes socioambientais, em decorrência as mudanças que foram ocorrendo na dinamização da produção capitalista e nas suas inovações tecnológicas. E para não concluir, os sujeitos históricos da comunidade Salento lutam e (re) existem com as vozes contra a estrutura opressora, eurocêntrica, negacionistas e colonialista, imposta pelo capital. Portanto, trata-se de um modo de vida que desafia a ciência e a educação.
Downloads
Referências
BRANDÃO, C. R. O que é Educação. Editora Brasiliense. 2007.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Tradução Ephtraim Ferreira Alvez. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1998.
FISCHER, M. Cl. B.; RODRIGUES, Doriedson . Relações seres humanos-natureza: trabalho, cultura e produção de saberes. Revista Trabalho Necessário, v. 20, n. 43, p. 001-026, 2022.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa/ Paulo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
INGOLD, T. Da transmissão de representações à Educação da Atenção. Educação. Porto Alegre. v33. n1. 2010.
MARX K. O Capital: crítica da economia política. Tradução por Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1985a. Livro 1, v.1, t.1. (Os economistas).
MEDEIROS, R. M. V. Território, Espaço de Identidade. In: SOQUET, Marcos Aurélio; SPOSITO, Elise Savério. (Orgs.). Territórios e territorialidades: teorias, conflitos e processos. São Paulo: Expressão Popular, 2009. P 217-227.
PEREIRA, R. da C. Saberes Culturais e Prática Docente no Contexto da Escola Ribeirinha. 2016. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, 2016.
THOMPSON, E. P. A Formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 9-14. (Coleção Oficinas da História, v.1).
TIRIBA, L; FISCHER, M. C. B. Espaços/tempos milenares das comunidades e povos tradicionais: notas de pesquisa sobre economia, cultura e produção de saberes. Revista de Educação Pública (UFMT), v. 24, p. 405, 2015.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.