TRABALHO E EDUCAÇÃO: INTERFACES ENTRE PROCESSOS EDUCATIVOS, SABERES SOCIOAMBIENTAIS E EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO DA COLETA DO AÇAÍ NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA

Auteurs

  • Rodrigo Cardoso da Silva Universidade do Estado do Pará

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i46.59674

Résumé

Trata-se de uma pesquisa que tem como fenômeno social de estudo, processos educativos e saberes socioambientais que se configuram, informam e/ou orientam experiências de trabalho da coleta do açaí, no nordeste da Amazônia paraense. A referida pesquisa integra a linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED-UEPA).

Trata-se de saberes socioambientais e processos educativos que sustentam relações não predatórias com a natureza e conformam modos de vida demarcados pela dualidade estrutural no processo de produção e reprodução à existência das lideranças na comunidade, que com o passar do tempo, essas práticas de trabalho realizadas pelos moradores passaram a incorporar novos processos educativos e saberes socioambientais, em decorrência as mudanças que foram ocorrendo na dinamização da produção capitalista e nas suas inovações tecnológicas. E para não concluir, os sujeitos históricos da comunidade Salento lutam e (re) existem com as vozes contra a estrutura opressora, eurocêntrica, negacionistas e colonialista, imposta pelo capital. Portanto, trata-se de um modo de vida que desafia a ciência e a educação.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Rodrigo Cardoso da Silva, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Brasil.

Références

BRANDÃO, C. R. O que é Educação. Editora Brasiliense. 2007.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Tradução Ephtraim Ferreira Alvez. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1998.

FISCHER, M. Cl. B.; RODRIGUES, Doriedson . Relações seres humanos-natureza: trabalho, cultura e produção de saberes. Revista Trabalho Necessário, v. 20, n. 43, p. 001-026, 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa/ Paulo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

INGOLD, T. Da transmissão de representações à Educação da Atenção. Educação. Porto Alegre. v33. n1. 2010.

MARX K. O Capital: crítica da economia política. Tradução por Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1985a. Livro 1, v.1, t.1. (Os economistas).

MEDEIROS, R. M. V. Território, Espaço de Identidade. In: SOQUET, Marcos Aurélio; SPOSITO, Elise Savério. (Orgs.). Territórios e territorialidades: teorias, conflitos e processos. São Paulo: Expressão Popular, 2009. P 217-227.

PEREIRA, R. da C. Saberes Culturais e Prática Docente no Contexto da Escola Ribeirinha. 2016. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, 2016.

THOMPSON, E. P. A Formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 9-14. (Coleção Oficinas da História, v.1).

TIRIBA, L; FISCHER, M. C. B. Espaços/tempos milenares das comunidades e povos tradicionais: notas de pesquisa sobre economia, cultura e produção de saberes. Revista de Educação Pública (UFMT), v. 24, p. 405, 2015.

Publiée

2023-12-11